O telemóvel....

quinta-feira, março 20, 2008

Este filme anda pelo Youtube e mostra uma professora (da Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto) e uma aluna em acessa disputa pelo telemóvel da última.
Os restantes alunos assistem, filmam e riem.
No ano passado o governo grego proibiu a utilização de telemóveis nas escolas será que o governo português deve seguir o mesmo exemplo?
Nas nossas aulas por vezes também os telemóveis acabam na minha secretária.
O que pensas desta situação?
Qual seria medida que o Conselho Executivo deveria tomar?

15 comentários:

Anónimo disse...

Esse caso que o professor apresentou é ridículo mesmo, como é que é possível uma professora deixar-se ridicularizar desta maneira?
A disputar com uma aluna um material que não lhe pertence? Para mim, pareciam 2 meninas pequenas em “guerra” por causa do mesmo brinquedo.
Uma escola e uma turma problemática, foi preciso reagir de uma maneira tão infantil? A única coisa que teria que fazer era uma queixa por escrito, e aliás, por muito que os professores o façam, acho que há nenhum “documento” onde digam que é permito que os professoras possam tirar bens pessoais dos alunos, a única coisa que devem fazer é uma queixa por escrito e depois o Conselho Directivo, ou os directores de turma é que irão resolver a situação.
Eu sou muito sincera e há algumas aulas em que uso o telemóvel, em aulas que são aborrecidas, mas se os professores virem que estou a usá-lo, mandam-me guardar e eu guardo. Mas se voltar a insistir em usar, os professoras não têm que fazer mais nada do que se não fazer queixa. Acho que essa é a melhor atitude.
Se acho que o governo português deveria proibir a utilização de telemóveis na escola? Acho que não. Se os nossos encarregados de educação nos quiserem contactar por algum assunto urgente, ligam para nós, porque nem todos os pais sabem o nº da escola (digo eu), se acontecer algum acidente ninguém se vai lembrar de ligar para a escola, por isso é que não concordo até porque para a escola levamos o que acharmos necessário. Não concordo mesmo nada com essa possibilidade.

Carlos Vieira disse...

O estatuto do aluno proibe que os alunos levem para a escola certo tipo de material tecnológico,e aqui aplica-se o caso dos telemóveis.
Se o aluno leva, logo, e em caso de ser apanhado, esse material pode ser retirado e entregue no Conselho Executivo.
Agora! Será que esta situação foi um caso isolado? ou é apenas a ponta do Iceberg?

Anónimo disse...

Eu acho que não deviamos chegar a tanto.Nos se levamos o telemovel para a escola é porque se acontecer alguma coisa connosco e os nossos pais percessizam de nos contactar por algum motivo urgente não vão ligar para a escola.A professora não devia tirar o telemovel da aluna a força.Mas se a aluna não de-se o telemovel a bem a única coisa que a professora tinha de fazer era sair da sala e ir participar da aluna ao conselho executivo.
Quando um aluno é apanhado com o telemovel por um professor em plena aula, o aluno deve logo pedir desculpa e guardar o telemovel, mas se o aluno voltar a mexer no telemovel e ser apanhado pelo o mesmo professor, o aluno devia ter um pingo de vergonha por ter derespeitado o professor.
O conselho executivo devia expulsar a aluna e aquela coisa que chamam professora(mas nenhuma professora nunca se devia deixar-se ridicularizar como aquela professora)a professora devia ser eradiada de dar aulas.

Ass: Márcio Costa Nº19 9ºA

Anónimo disse...

Neste caso em que a professora tenta ficar com o telemóvel, o que eu acho é que nem a professora devia tirar o telemóvel á aluna, nem a aluna devia tentar tirar das mãos da professora o telemóvel.
A professora devia simplesmente apresentar queixa do acontecimento ao concelho directivo, só depois é que se decidia o castigo que devia ser aplicado á aluna.Eu pessoalmente não costumo trazer o telemóvel para as aulas, e quando trago normalmente deixo-o sempre desligado, acho que não existe nenhuma razão para utilizar o telemóvel, a não ser em casos em que a chamada é importante e assim pede-se á professora para ir fora da sala para atender a chamada.Eu só acho que o que aconteceu com este caso é um exagero de medida tomada da professora.

Anónimo disse...

Eu não achei bem a atitude da aluna perante a professora. A professora naquela turma era uma vítima, se calhar dava demasiada confiança aos alunos e depois os alunos abusavam da confiança da professora. Eu não acho bem a atitude do governo de proibir os telemóveis na escola, em primeiro lugar os meus pais compraram-me o telemóvel não foi para deixar em casa então mais valia não terem gastado dinheiro numa coisa para deixar em casa, quando eu passo mais tempo na escola do que em casa. Se precisarem de fazer uma chamada urgente para mim, como é que me contactam? Telefonam para a escola e se não souberem, acho que maior parte dos pais não sabem o número da escola. Por isso eu não acho bem em proibir os telemóveis na escola.

Anónimo disse...

O uso do telemóvel é realmente muito frequente hoje em dia. A maioria dos alunos utiliza o uso do telemóvel nas aulas como "escape". Não estão a perceber nada da matéria, então têm que arranjar alguma coisa para fazer no tempo perdido.
Este caso que veio a público foi um grande disparate. A professora ofereceu resistência, o que não a favorceu muito. A aluna não aceitou que lhe fosse retirado o telemóvel, e lutou por ele até ao fim. Acho que as duas partes estiveram mal. A professora, se a aluna não aceitava que lhe fosse retirado o telemóvel, deveria apresentar queixa ao conselho executivo. A aluna deveria ter respeitado a professora, ao menos assim a queixa seria mais leve e o mais provável é que recebesse o telemóvel no final da aula ou mais rapidamente. Assim, estas duas falhas de atitude, resultou na agressão da professora, o que não é o mais apropriado e correcto.
Quando os professores descobrem alguém que stá a utilizar o telemóvel avisam, e normalmente se continuam é retirado o telemóvel e entregue no final das aulas. Mas há casos em que quase todas as aulas acontece o mesmo: é sempre detectado um telemóvel emissor de mensagens no meio das aulas. Só nestes casos repetitivos se deveria retirar o telemóvel e depois só seria entregue directamente ao encarregado de educação.

Anónimo disse...

Esta situação foi simplesmente parva,tanto pela parte da professora como pela parte da aluna. A aluno 1º não devia usar o telemovel ( não é que não o usemos também )mas se fôssemos apanhados numa aula a mandar mensagens por um professor e este mesmo tira-se-nos o telemóvel não iríamos amostrar resistência, neste caso visto o que aconteceu acho que o mais apropriado seria instaurar um processo disciplinar a aluna pela falta de respeito para com a professora.

Anónimo disse...

acho bem que seja proibido o uso de telemovel na sala de aula mas mas nao concordo que seja proibido levar para a escola, porque precisamos de comunicar com um familiar por motivos familiares. no caso do video axo que ambas se excederam nao era necessario chegar aquele ponto. penso que para resolver esse problema bastava a professora mandar a aluna sair da sala de aula e depois resolvia-se o assunto no concelho directivo.

Anónimo disse...

"Carlos Vieira disse...
O estatuto do aluno proibe que os alunos levem para a escola certo tipo de material tecnológico,e aqui aplica-se o caso dos telemóveis. (...)"

Não, porque o telemóvel não é proibido na escola, mas sim deve estar desligado nas aulas.

Anónimo disse...

Eu acho que este tipo de reacções por causa de um telemóvel e completamente escusada,pois apenas a professora mandar a aluna para a rua e marcar uma falta disciplinar!

Anónimo disse...

Este caso traduz-se em poucas palavras "falta de educação" por parte da aluna. A professora devia ter simplesmente ter-lhe tirado o telemóvel e dirigir-se imediatamente fora da sala para expor o caso ao conselho executivo.
Este nem foi nem será o único caso deste tipo, mas como os alunos foram tao estúpidos ao ponto de terem gravado e terem posto o vídeo no youtube.
Eu costumo levar o telemóvel para a escola para alguma possível emergência mas encontra-se desligado.
A reacção dos alunos também não foi a melhor pois ao gravarem só humilharam ainda mais a professora.
Aquela turma devia ser toda castigada pelo seu comportamento e por não terem ajudado a professora.

Anónimo disse...

Nós achamos que este episódio foi lamentável. Não só pela parte da aluna, mas também pela professora. A aluna cometeu varios erros. Primeiro não devia estar a utilizar o telemóvel durante uma aula seja ela qual for, segundo ela deveria ter entregue ou guardado o telemóvel quando a professora a chamou à atenção e por último se a professora queria o telemóvel, ela como aluna tinha de obedecer e não desrespeitar-la como acabou por acontecer e muito menos andar a "zaragata" com a professora para reaver o seu telemóvel.
A professora também não agiu da maneira mais correcta, deveria ter imposto a sua autoridade frente a aluna, pondo-a na rua ou fazendo uma participação ao Conselho Executivo. Para além disso achamos a atitude dos colegas de turma lastimável por estarem a incentivar a luta, a filmar e a rir, em vez de as irem separar.
Achamos que o Conselho Executivo não a deveria expulsar, pois ela voltará a fazer o mesmo noutra escola, mas sim darem-lhe um castigo.
O governo português não deveria proibir o uso dos telemóvies nas escolas, porque nem todos os alunos cometem este tipo de irregularidades e para além disso o telemóvel pode ser muito útil no caso de algum tipo de emergência.

Anónimo disse...

Eu acho ke a professora não sabia dar aulas, porque em primeiro diz ke podem usar o telemovél e depois tira o telemovel a aluna iso é um bocado estranho.Mas a aluna também não devia ter reagido daquela forma; As duas tiveram mal, mas a aluna foi devidamente castigada. O governo Português não devia proibir os telemoveis porke se os nossos familiares nos ligassem para alguma emergência pedíamos ao professor licença para atender a chamada lá fora.

Anónimo disse...

O que esta aluna fez foi uma grande falta de respeito perante a professora, que está ali a ajudá - los a ensinar, educar para terem um grande futuro, eles simplesmente rejeitam - na e fazem o que lhes apetecerem.
Agora perguntamos, se ela fala assim com a professora como falará com os seus pais? Se calhar, em casa, em vez de dizer "dá - me o telemóvel" dava - lhe um estalo.
Este castigo que lhe foi atribuido pode não mudar nada. É a personalidade que lhes levam a fazer isto e depois acham - se os maiores.
Todos sabem que os telemóveis são proibidos de serem usados durante as aulas e se recebermos, por exemplo uma mensagem, dá para esperar até ao intervalo que a mensagem não sai dali. Agora se estivessem à espera de uma chamada urgênte, pelo menos com alguma educação, pediasse ao professor para sairem da aula para atender a chamada. Não é dificil esperar.
A paciência é uma virtude.

Anónimo disse...

Eu penso que neste caso esta rapariga foi mal educada com a professora, pois não deveria ter usado o telemóvel durante a aula .Os telemóveis não deviam ser proibídos nas escolas pois são sempre necessários para casos de emergência ou outros e se for utilizado durante as aulas deve ser marcada falta e retirar o telemóvel ao aluno em causa.
Esta reacção da aluna também pode ter a ver com a educação que os pais lhe dão, pois uma miúda bem educada não reage assim. O rapaz que filmou este triste acontecimento deve também ser castigado severamente, pois foi muito incorrecto.Os telemóveis devem sempre estar desligados durante as aulas e assim não haverá mais incidentes deste tipo.