Cyber Bullying

domingo, abril 08, 2007

Cyber Bullying

"É a utilização de ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas. Acontece através de e-mails, torpedos, blogs, fotoblogs. Mensagens instantâneas são disparadas, via internet ou celular, com o propósito de humilhar, ameaçar, chantagear etc. O autor se faz passar por outro, adotando nicknames semelhantes, para dizer coisas desagradáveis ou para disseminar intrigas e fofocas. Blogs são criados para azucrinar e o Orkut, para excluir, uma vez que o acesso é somente para convidados. De forma anônima, crianças e adolescentes insultam, espalham rumores e boatos cruéis, ou alteram fotografias das vítimas através de montagens, incluindo ofensas, piadinhas ou comentários sexistas ou racistas. Essas imagens muitas vezes, são colocadas em newsgroups e até nas redes de serviços, como o Kazaa e outros. Sites são montados, muitas vezes utilizando essas imagens, cujo objetivo é o de atormentar ou assediar outros (..). "

in http://www.cyberbullyingbr.net/oque.htm


15 comentários:

Anónimo disse...

A fácil acessibilidade e o rápido desenvolvimento que as novas tecnologias da informação e comunicação assumem actualmente, permitiram que actos de repressão e de criminalidade começassem a ser praticados através deste meio, cada vez mais em ascensão.

Um desses exemplos é o Bullying. Tal como ocorre directamente entre a vítima e o repressor/agressor a prática de maus-tratos, provocações, intimidações, ameaças, etc., agora também com as novas tecnologias isso é possível. Desta forma, o repressor consegue amedrontar a vítima anonimamente através da Internet, telemóveis, entre outros – o cyber bullying.

Existem várias características que determinam o cyber bullying:
- Mensagens ameaçadoras (através de SMS’s, e-mails e mensagens instantâneas);
- Usurpação de Identidade
(obtenção de usernames e passwords com o intuito de se fazerem passar por outra pessoa);
- Envio de imagens (envio de montagens ou imagens de carácter ameaçador/humilhador);
- Blogs, Fotoblogs, websites e fóruns (colocação de textos, imagens ou vídeos intimidadores).

Por todas estas razões, nós não só não concordamos, como não compreendemos como é que pessoas se divertem a gozar com outras, chegando mesmo a ameaçá-las, mas há “malucos para tudo”!
Contudo pensamos que para evitar este tipo de situações devia haver um maior controlo da informação que é transmitida e que circula nos meios das tecnologias da informação e comunicação.

Anónimo disse...

Com a evolução e expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação, a nossa sociedade sofreu alterações profundas nas suas formas de interacção. Se por um lado há a realçar os grandes aspectos positivos daí advenientes, há também que falar dos menos positivos, ou mesmo prejudicais. A informação é de livre acesso e de livre publicação. A maior parte das vezes procura-se informação, copia-se sem qualquer respeito pelos direitos de autor de quem lá a colocou.
Um outro aspecto negativo tem a ver com o cyber bulling, Expressão anglófona, que designa todo o tipo de má conduta social e moral utilizando os meios da net e das comunicações, como o telemóvel.
Gente menos correcta e com valores morais e sociais duvidosos mandam sms’s, colocam posts, criam blogs, alteram imagens, difundem ameaças, mentiras e opiniões com o único propósito da diversão em maltratar os outros. Exemplo disso, foi uma mensagem de e-mail há alguns meses divulgada massivamente pela net sobre alguns crimes de tráfico de órgãos humanos praticada em lojas de chineses. Quem estava por trás de tal mensagem era alguém contra os emigrantes!
Este problema tem como origem a grande crise que a nossa sociedade atravessa, a ausência das famílias no acompanhamento e educação dos seus jovens e adolescentes, que se sentem completamente desorientados e sem limites de acção. Basta ver o que se passa nas nossas escolas!
Eu penso que uma das formas que se poderia adoptar para acabar com o cyber bulling seria um maior controlo da informação nos servidores que disponibilizam acesso à net. Claro, que teria o reverso da medalha, a quebra da privacidade. Mas há que equacionar: o que é mais importante: a privacidade ou a protecção de quem se vê atacado e humilhado por tais meios?

Anónimo disse...

Pessoalmente, já tinha ouvido falar de casos de "Cyber Bullying", no entanto, desconhecia o nome. Eu acho que as crianças e adolescentes que praticam este acto de violência verbal são uns cobardes, pois, nem sequer ameaçam pessoalmente. É óbvio que a maior parte das vítimas do "Cyber Bullying" são chantageadas por pessoas conhecidas, e acho que são raros os casos em que são indivíduos desconhecidos. Eu considero o "Cyber Bullying" um acto de violência que devia ser punido com multa. O "Cyber Bullying" deve ser a maneira mais desagradável de irritar e humilhar as pessoas, pois, ninguém gosta de ser humilhado pessoalmente quanto mais na Internet. A maior parte das vitimas fica com a ideia de que é perseguida diariamente, por causa destas ameaças, mas todas esta "brincadeira" não passa dum simples modo de gozo, porque acho que as vitimas apenas são agredidas verbalmente e não fisicamente. Hoje em dia este tipo de violência é fácil de se concretizar, pois, existem inúmeras formas de a alcançar ( como o Orkut, Messenger, hi5, entre outros). O modo de ameaça provavelmente deve ser altamente humilhante se for feito por uma pessoa conhecida. Eu acho que as pessoas que praticam o "Cyber Bullying" são infantis e cobardes, pois, não se é melhor pessoa através de ameaças destas. Deve-se fazer alguma coisa para acabar com este tipo de violência, e acho que a intervenção policial é uma solução.

Anónimo disse...

Ciberbullying

=) “Always on? Always aware!” )=



Hoje em dia, o avanço tecnológico e, em especial, o desenvolvimento da Internet proporcionaram muitas facilidades á humanidade. Os jovens acabam por ser os mais influenciados pelas novas tecnologias da informação e comunicação, usando-as por vezes para fins negativos.
É aqui que entra o Ciberbullying.
A prática do cyberbullying ocorre num ambiente restrito por MSN, blogs/fotoblogs (cujo objectivo é difamar, prejudicar a reputação e invadir a privacidade de outras pessoas), transmissão de e-mails, envio de SMS’s, etc.
Consiste num comportamento agressivo e repetitivo através da utilização das novas tecnologias com o objectivo de humilhar, maltratar, intimidar, provocar e ameaçar a vítima em questão (através de comentários sexistas, racistas, de género, religião, opção sexual…) Estes fenómenos ocorrem normalmente no continente americano, no entanto pode ser já uma realidade em Portugal, uma vez que já foram identificados alguns casos.
Ciberbullying provém da palavra bullying, ou seja, comportamento agressivo. A diferença entre bullying e cyberbullying são os métodos e as ferramentas utilizadas na agressão.
Este fenómeno é praticado com maior frequência pelos adolescentes que têm cada vez mais afinidade com as novas tecnologias, usando-as como veículo para problemas deste tipo.
O cyberbullying pode tornar-se muito preocupante uma vez que alguns dos conflitos que surgem on-line muitas vezes dão origem a comportamentos que podem chegar á vida real, intensificando os actos de criminalidade.
Assim, com tudo dito, não concordamos de modo algum com a prática do cyberbullying.


Como combater o problema?

- Denunciar atitudes de cyberbullying é uma maneira de combater o problema e, em alguns casos, o acompanhamento psicológico;

- Os jovens devem ser alertados sobre a importância do uso responsável das modernas ferramentas de comunicação, que podem ser tão úteis e vantajosas como prejudiciais;

- Os pais, tanto das vítimas como dos agressores, têm um papel importante neste aspecto, sendo responsáveis pela vigilância e a atenção sobre os conteúdos a que os seus filhos têm acesso.


Ana Rita Pires nº4
Sara Tavares nº20

Anónimo disse...

Como já varias pessoas o disseram… cada vez mais existem maneiras de se alcançar o “Cyber Bulling”, existem inumeros casos conhecidos e muitos ainda desconhecidos.
Neste preciso momento mais de 50 pessoas podem estar a ser chantageadas, ameaçadas ou simplesmente gozadas pelo mundo inteiro.
No dia 30 de março foi o dia contra o Cyber Bulling, conhecido por “Stop CyberBulling” e foram lançados na internet vário videos para combater este problema.
Na minha opinião, o “CyberBulling” é um desperdicio de tempo pois as pessoas que querem rebaixar, envergonhar ou simplesmente chatiar os outros, devem fazê-lo pessoalmente, não através da internet.

Hoje em dia existem varias organizações de combate ao racismo, mas, infelizmente elas são inuteís por causa deste tipo de pessoas.

Para se acabar com o “CyberBulling”, devem se tomar as seguintes medidas:

- Aumentar a Informação acerca deste tema (12,800 resultados no Google para a palavra “CyberBulling” em que metade deles não devem ter nada a ver com o assunto)

- Criação de instituições de combate ao “CyberBulling”

- Aumentar a informação acerca deste tema nas escolas através de aulas suplementares.


Este video é de uma campanha de sensibilização de combate ao "CyberBulling"

http://www.youtube.com/watch?v=seOQyMvG99w

Anónimo disse...

Cyberbullying vem da palavra grega cybertus bülliing... MENTIRA cyber bulliying nasceu da criação dos mais fracos, que ligam aos insultos como se fosse o fim do mundo dando importância ao repressor quando este o faz por mera atenção.
Coitadinhos... precisam de amor para receber e para o ter insultam os mais fracos, esperando atenção, quando na verdade, estão a ser insultados pelo youtube ao este mostrar vídeos, e humilhando os que querem humilhar o próximo.

Um grande impulsionador do cyber bullying é o gato fedorento, eles humilham e fazem com que o publico fique agradado. Um exemplo disso foi o gozo que eles deram ao Sócrates, na minha opinião foram engraçados, mas não deviam acentuar tanto a questão.

Os "panascas" que coitadinhos não tem mais nada para fazer da vida, em vez de ocuparem o tempo a gozarem, criticarem, intimidarem, provocarem os outros deviam é de se preocupar se, vão passar o ano, se já fez o trabalho de casa... essas coisas.

Depois ainda á outros que fazem montagens da Pamela Anderson e põem a foto da cara "Sofia". Digam-me qual é a piada que tem gozar com a Sofia, A Sofia como qualquer uma iria sentir-se envergonhada frente ás amigas e amigos.

Muitas outras coisas são feitas, para humilhar, ou intimidar os outros.

Agora, a mensagem que deixo para aqueles que gostam de gozar com os outros para sentirem atenção
GOZEM MAS É COM AS VOSSAS FIGURAS E MENTE DE ATRASADINHOS.

Mas uma mensagem para a vitima destes "panascas" é que não liguem aos que eles escrevem, porque dizer á frente não tem eles coragem d o fazer, não liguem aos coitados eles são menores que vocês, e coragem porque ao de ter sempre um amigo com que contar, e mais tarde são eles que rastejam aos vossos pés.

Anónimo disse...

Basicamente o Cyberbullying consiste na utilização das novas tecnologias de informação e comunicação com o objectivo de maltratar, provocar, intimidar, oprimir, ameaçar, atormentar, importunar, aborrecer e amedrontar outros utilizadores.

Como adeptos dos SMS nos telemóveis (que cada vez mais pertence à vida social dos adolescentes) os jovens adoptam nomes, nicknames, de forma a poderem dizer coisas desagradáveis ou menos apropriadas a outros jovens, fazendo-se passar por outras crianças e/ou jovens pois que, uma vez descobertos, são culpados de imediato pelos factos praticados.
A usurpação de identidades, resultante da obtenção legal ou ilegal de user names e passwords e da sua utilização ilegal, permite ao “agressor” fazer-se passar por outras crianças ou jovens. Nesta forma de anonimato, algumas crianças insultam outras e iniciam a difusão de rumores e boatos crueis ou pura e simplesmente procedem a alterações dos perfis das vítimas, incluindo ofensas ou comentários sexistas ou racistas que, para além de ofensivos, podem atrair atenções não desejadas.
Existem várias maneiras/características de identificar o cyberbullying:
 Mensagens ameaçadoras através de SMS, mensagens instantâneas e e-mails;
- Usurpação de Identidade(como já referido acima);
- Envio de imagens (imagens/montagens de carácter ameaçador e/ou humilhador);
- Colocação de textos, imagens ou vídeos intimidadores em Blogs, Fotoblogs, websites e fóruns.
Como combater o cyberbullying:
- Estas atitudes de cyberbullying têm de ser denunciadas à policia pois é uma maneira de combater o problema e, em alguns casos, o acompanhamento psicológico dos agredidos, obrigatório para casos mais graves;
- Deve-se alertar a população mais jovem sobre a importância do uso responsável das modernas ferramentas de comunicação, (que tanto podem ser vantajosas como prejudiciais);
- Os pais das vítimas têm de ter uma atenção especial pelos filhos, sobretudo os mais jovens, sendo responsáveis pela vigilância sobre os conteúdos a que os seus filhos têm acesso.
Vários efeitos do cyberbullying sobre o indivíduo:
1. Tornar-se também um agressor;
2. Sintomas de ansiedade;
3. Dores não-especificadas;
4. Perda de auto-estima;
5. Medo de expressar emoções;
6. Problemas de relacionamento;
7. Abuso de drogas e alcool;
8. Auto-mutilação (ferimentos em si próprio).
Pelo que anteriormente foi referido, pedimos a todos os jovens utilizadores das novas tecnologias de informação e comunicação que não as utilizem de forma incorrecta – saibam olhar para si próprios... não insultem e intimidem os outros...ajudem a construir uma sociedade mais amiga e solidária.
Pedimos a todos - Parem de fabricar esta “droga”.

Anónimo disse...

A integridade da pessoa como um ser único é fundamental ser respeitada. Esta é uma de muitas normas de conduta social e ética que todos nós devemos ter para seremos bons cidadãos no mundo e assim podermos viver em sociedade.
Podemos dizer que algumas pessoas da população mundial tem comportamentos considerados menos correctos, por vezes estas ao mentirem, roubarem, ridicularizarem, chantagearem entre outras difamações estão a prejudicar as suas vítimas.
Pensando agora no texto, podemos dizer que a atitude destas pessoas não é a mais correcta. Muitas vezes, estas praticam estas atitude para: lucros financeiros, sua protecção como ser ou por simples maldade entre outros objectivos que ultrapassam a nossa imaginação.
Na minha opinião, estas atitudes só puderam ser feitas por pessoas com uma deficiente educação ou que a sua família, meio e escola não conseguiram interiorizar nelas uma boa formação humana, cívica e ética.
Como reflexão destas atitudes podemos pensar em dois provérbios populares que são: “ Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti” e “ A tua liberdade acaba quando a do outro começa”.
Podemos concluir que certamente que as pessoas que realizam estes actos menos correctos queiram ser vítimas deles e que todos nós temos direitos, mas também deveres.
Fico também triste e ressentida por saber que muitas pessoas sofrem com todas estas difamações.
Dina Moreira 9º ano turma B

Anónimo disse...

Este aparecimento de "cyber bullying" surge devido às novas tecnologias e acho que as pessoas que o praticam não têm consciência do que estão a fazer, já que, na minha opinião, esta forma de insulto é devida à revolta interior. Concordo que se deve desabafar mas NUNCA a criticar os outros. Acho que isto do "cyber bullying" só prejudica, algumas das consequências são: distúrbios mentais, o sentimento de solidão e de ódio, que pode levar ainda a problemas sociais graves. Aliás, relatórios recentes indicam que 1 em 4 crianças de escolas secundárias e faculdades são vítimas disso. Cabe também a nós pará-lo já que pelo que se consta o nº de casos destes tem vindo a aumentar. Apesar de, para quem não sabe, já existir um dia anti-bullying (30 de Março) acho que é preciso fazer muito mais para impedir este problema. Uma maneira são os pais apoiarem mais os filhos, os controlarem e terem mais atenção a este problema, como todos nós....e evitar este tipo de "palhaçadas"....

Anónimo disse...

Cyberbullying é a utilização de ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e da comunicação, moveis ou fixas com o objectivo de maltratar, provocar, intimidar, oprimir, ameaçar, atormentar, importunar e amedrontar. Desde o envio de mensagens instantâneas – quer via celular, quer via Internet – até à criação de blogs criados com o objectivo de pôr em prática o bulliyng, desta vez sobre a forma de cyberbulliyng, o agressor, de forma geralmente anónima, insulta e dissemina boatos cruéis sobre alguém que pretende agredir. Á que vá mais longe e altere fotografias das vitimas através de montagens, anexadas a comentários sexistas, racistas ou xenófogos.
O Cyberbullying é um dos piores tipos de bullying, uma vez que a Internet é o mundo e a vítima pode ser alvo de chacota por milhares de Cibernautas.


Em certos casos, o cyberbullying pode chegar a medidas extremas, uma vez que as vítimas continuam a ser ignoradas pela sociedade em geral. À registo de vítimas que passaram a sofrer de depressão, a auto mutilar-se, em entrar no mundo do álcool e das drogas e até à quem tenha chegado ao suicídio. À igual registo de casos de pessoas que se tornaram agressivas e começaram a desenvolver neuroses e graves problemas mentais. Veja-se o caso do Liceu Columbine, nos EUA, em 1999, em que dois alunos entraram no referido Liceu e assassinaram brutalmente colegas, professores e funcionários, acabando eles mesmo por se suicidarem. Situações que, por vários motivos, poderiam ser evitadas.


Como já referimos anteriormente, consideramos k a sociedade é cúmplice, uma vez que vem assistindo ao crescimento do Bullying à vários anos e nada tem feito para alterar esta situação, que começa a tornar-se cada vez mais vulgar. E apesar de neste momento, existirem mais organizações anti-bullying do que existiam à alguns anos atrás, achamos que não são suficientes. É necessário tomar muitas mais medidas para a resolução deste problema, como o aumento da segurança das vítimas de bullying por parte da escola – uma vez que grande parte destas situações, quando protagonizadas por jovens, são indiciadas nas escolas – e o agravamento das penalizações aos agressores adeptos desta prática.
É imperativo parar o avanço do Cyberbullying, antes que este faça mais vítimas.

Anónimo disse...

actualmente muitas pessoas se fazem passar por outras com os nicknames ou criaçao de mails falsos a na tentativa como diz no texto de ameaças e de gozo com colegas de escola e etc. Existem pessoas que vivem a rirem-se do mal e do pior que possa acontecer as outras pessoas. Outra coisa perturbante são os constantes e-mails e mensagens instantâneas que por exemplo se n passar esta mensagem a vinte pessoas o seu dia irá ser o pior da sua vida!! se mandar a vinte pessoas numa hora o seu grande amor vai gostar de si! isto entre muitas mais! Eu penso que isto e devido à internet ter muito pouca segurança que é a partir daí que agora acontecem muitas desgraças!

Anónimo disse...

A capacidade que muitas pessoas têm de fazer os outros sentirem-se mal é muitas vezes, senão todas, a única oportunidade de estas pessoas sentirem-se superiores. Praticar 'Cyber Bullying' é escondermo-nos por detrás de uma máscara daquilo que não somos, daquilo que não queremos ser. Magoar alguém é muitas vezes mais fácil do que ver e acreditar que o mal está em nós, que somos nós que temos de mudar. Não é compátivel com uma sociedade minimamente civilizada este tipo de actos cruéis e desumanos, é preciso saber respeitar, ouvir e acima de tudo compreender os outros.
Somos todos seres humanos, feitos do mesmo molde, ninguém é melhor que ninguém, o que nos difere sim é a forma de encararmos a vida, a forma como lidamos com os outros para assim conseguirmos criar a melhor forma de como os outros lidam connosco.
O ser humano ao longo da história já pode presenciar actos de crueldade, de desrespeito pelo próprio homem, como se pode chamar a nossa sociedade como evoluída se se utilizam as evoluções para praticar os crimes de antigamente?

Anónimo disse...

Actualmente, milhares de pessoas são vítimas de ataques físicos, psicológicos e verbais frequentemente praticados por jovens.

As vítimas são apanhadas desprevenidas e, posteriormente, sofrem ataques com o objectivo de humilhar, maltratar, ameaçar, intimidar, etc.
No nosso país, por exemplo, se milhares são os casos conhecidos, milhões serão os casos existentes, uma vez que as vítimas, raramente, têm coragem para denunciar os seus agressores. Com a finalidade de aumentar ainda mais a humilhação, estes actos são filmados e muitas vezes publicados, circulando por milhões de utilizadores da Internet que, por vezes, os leva a querer imitar estes actos.
Por isso, nós não concordamos com a prática do cyberbullying.
Infelizmente, a sua não publicação não impede que as vitimas continuem a aumentar. Como solução, cabe-nos a nós denunciar possíveis agressores.
O cyberbullying é praticado, normalmente, em blogs, fotoblogs, na troca de e-mails, sms’s, etc. As pessoas quando criam esses blogs tem consciência dos perigos a que estão sujeitas. A fim de evitar perigos, actualmente, vários blogs já dispõem de um sistema de aceitação dos comentários, que podem, por vezes, ser intimistas.


Catarina Avelar nº5
Marta barros nº18
9ºB

Anónimo disse...

O aparecimento do "Cyber Bullying" é bastante condicionado pelo avanço extremamente rápido das novas tecnologias.
Os exemplos mais frequentes do Bullyng são: hi5 e Messenger.
Nestes sítios as pessoas que querem fazer mal às outras fazem-se passar por conhecidose começam a gozar e a chantagear, etc.
O mais grave e que quando se combinam encontros com pessoas que não são nada do que dizem ser e depois acabam por ter danos psicológicos, mais ou menos graves, consoante os casos.

Anónimo disse...

Com a grande expansão e fácil utilização de objectos de comunicação como o telemóvel, o computador, etc, certas pessoas decidem utilizá-los para fins ameaçadores.
Nos dias que correm são raras as pessoas que nunca leram, divulgaram ou escreveram algo de carácter humilhador em relação a outros. E na miha opinião, quem se diverte a intimidar e a humilhar os outros individuos é no mínimo uma pessoa solitária, carrente e cobarde que se 'refugia por entre' os monitores dos computadores ou dos telemoveis.

Penso que deveria haver mais controlo por parte dos sites ou das operadoras, para que não hajam este tipo de situações, que muitas vezes podem causar sérios problemas a quem é a vítima.

Até Terça!