2006-12-26

O governo grego proibiu a utilização de telemóveis nos estabelecimentos de ensino.

A proibição foi decidida após a violação de uma estudante de 16 anos ter sido violada [sic] e o acto filmado e divulgado através de telemóvel.

A partir de agora, os estudantes que usarem o telemóvel na escola poderão enfrentar a expulsão.Antes da referida violação, já vários casos de violência escolar tinham sido filmados e divulgados através de telemóvel, o que terá contribuído para a decisão governamental.

Professores e psicólogos vinham já defendendo a proibição por considerarem que a divulgação daqueles actos encoraja os jovens a imitá-los e mesmo a competirem nas filmagens de situações do género.


http://www.telemoveis.com/news/item.asp?ID=21390

23 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião, os telemóveis são um óptimo meio de comunicação, rápido, simples, barato, entre outros.
Mas pode ser nocivo para alguns, no caso da Grécia, acho bem e mal ao mesmo tempo pois no caso de haver alguma emergência os filhos não têm hipótese de telefonar aos seus pais. Concordo e não concordo, acho mal os alunos, e não só, fazerem os outros ridicularizados através de um telemóvel. Acho mal as operadoras darem a hipótese de se conseguir encontrar o dono daquele telefone ou cartão neste caso.
Além do mais, estudos recentes comprovam que o uso frequente de telemóveis pode causar danos cerebrais permanentes!!!
Os telemóveis são também, como enunciado no comentário anterior, um instrumento que pode ser mau para a aprendizagem da língua portuguesa com a utilização de abreviaturas.

Anónimo disse...

Eu acho que actos inconscientes de violação e agressão deviam ser punidos com o reformatório (no caso dos alunos com menos de 18 anos) e a prisão (com alunos acima dos 18 anos).
Neste caso, concordo com a proibição do uso de telemóveis nos estabelecimentos de ensino. Acho que só deviam ser proibidos os telemóveis com câmara fotográfica deveriam ser proibidos.
Eu concordo com a proibição do uso de telemóveis, não só por causa dos actos ocorridos, mas sim por causa do assunto falado no post anterior (em relação à linguagem utilizada por causa dos telemóveis).
Eu acho que os actos ocorridos são também da responsabilidade da escola, porque presumo que a violação tenha sido dentro de um estabelecimento de ensino, pois seria quase impossível
Proibir a utilização de telemóveis em todo o lado. Concordo com a proibição da utilização do telemóvel, mas acho que antes devia-se aumentar mais a segurança dentro e em redor das escolas em geral. Claro, que em todos os estabelecimentos de ensino existe violência escolar, mas acho um abuso filmar um acto de violência.
Em relação ao assunto do encorajamento dos jovens em relação à competição de actos violentos filmados, eu acho que o agredido deveria denunciá-los e à escola, com certeza, iria tomar medidas consoante o caso. Claro que há por aí muito jovem com as ideias fora do sítio e acha muito engraçado este tipo de actos.
Mas, com a divulgação dos vídeos com as cenas faladas, acho que deveriam ser denunciadas à polícia, pois facilmente encontrariam o criminoso(s).
Por isso concordo com a expulsão dos alunos que tragam telemóveis para a escola.

Anónimo disse...

Eu penso que os telemóveis não são necessários nos estabelecimentos de ensino. Embora possam ser utilizados em caso de emergência.
o telemóvel tem uma desvantagem, O uso de telemóvel pode provocar confrontos nas escolas em tentativas de roubo e etc.Eu também não concordo com a expulsão no uso do telemóvel além de existirem vários alunos que passam uma aula inteira a trocar mensagens de telemóvel com amigos e etc. nesse caso esse aluno poderia ter uma repreensão e informar o encarregado de educação da ocorrência.Felizmente nunca assisti em escolas que frequentei troca e divulgação de imagens videos e etc. Mas tudo isto fora do horário de trabalho.

Anónimo disse...

Nós achamos que o uso de telemóveis nas escolas não deve ser proibido pois os alunos tem direito a usufruir dos mesmos pois não estão em tempo de aulas.
Na nossa opinião a escola ao intervir na privacidade dos alunos.
De acordo com o texto, na nossa opinião não se deve prejudicar uma escola inteira. Nos não seguimos as leis gregas e na nossa opinião os alunos envolvidos é que deveriam ser punidos e não a escola toda.

Luís Trindade n:17
Gianluca Vieira n:10

Anónimo disse...

Na nossa opinião, esta medida têm aspectos positivos e negativos. Por um lado, isto pode contribuir para que estes actos diminuam, uma vez que os jovens tentavam imitar o que observavam. Desta maneira, com a proibição da divulgação destes vídeos, os jovens, impedidos de os poder visualizar, não são influenciados por eles.
Por outro lado, esta medida acaba por ser prejudicial pois, actualmente, o telemóvel é um meio de comunicação indispensável. Assim sendo, muitos adolescentes que não têm culpa dos actos ocorridos, e posteriormente gravados, acabam por ser afectados. No entanto, torna-se difícil comentar esta medida, uma vez que nada nos diz que estes actos são realizados no estabelecimento de ensino, nem que as suas “personagens” frequentem a referida escola.

Como solução, pensamos que o Governo Grego deveria de reforçar a vigilância nas escolas, de maneira a reduzir a utilização imprópria dos telemóveis e informar os jovens acerca das penas que podem ser aplicadas com a realização de actos deste género.

Anónimo disse...

Nós como adeptos da utilização do telemóvel discurdamos em geral do governo grego, pois os alunos têm o direito ao uso pessoal, tanto como medida de segurança tanto para divertimento...
Nós somos da opinião de quem fez a violação à estudante, filmou com o telemóvel e depois a divulgou num site da internet deveria ser punido com prisão perventiva...ou deveria pagar indemnizações por danos morais e fisicos causados pelo violador...
Nós discordamos com a expulsão dos estudantes das escolas que usem telemóveis.
Nós pensamos que na idade sabem destinguir entre o bem e o mal e se forem conscientes não irão imitar nem fazer competições entre estes.

Pensamos que para combater estas situações apenas devem ser permitidos na escola telemóveis sem câmara fotográfica.

Desejamos que resolvam esta situação de um modo mais pacifico.

Anónimo disse...

Eu penso que esta medida têm dois ladpos o positivo e o negativo.O aspecto positivo é que esta medida pode contribuir para acabar com estes tipo de actos.Assim com a proibição dos telémoveis este tipo de videos acaba e com eles a sua divulgação.
Por outro lado, esta medida acaba por ser de certo modo negativa visto que o telémovel hoje em diaé um dos principais meios de comunicação e para além disso muitos jovens sofrem as consequencias dos outros alunos.
Como medida de solução, penso que o Governo Grego deveria de aumentar a vigilância nas escolas, de modo a reduzir a utilização imprópria dos telemóveis e informar os jovens acerca das penalisações que podem ser aplicadas com a realização de actos deste género.

Anónimo disse...

Na nossa opinião os telemóveis são muito úteis.
O telemóvel é um meio de comunicação que nos permite contactar mais rapidamente com as pessoas.
No caso do comentário o uso do telemóvel não e muito apropriado porque foi usado para actos inconscientes de violação e agressão que deviam ser punidos com castigos apropriados.
Nos concordamos com a proibição de telemóveis nas escolas.
Quando os "alunos" são violentamente espancados outros filmam-nos como motivo de gozo perante os outros, nesse caso nós achamos que o aluno agredido devia ir fazer queixa para que os outros sejam punidos pelos seus actos.
Na nossa opinião os alunos que levassem telemóveis para a escola (Grécia) deveriam ser logo expulsos para não ocorrem outros casos semelhantes.

Anónimo disse...

Sendo um excelente meio de comunicação, o telemóvel permite-nos dispor de inúmeros serviços, que nos facilitam em bastantes coisas no dia-a-dia. Seja como for, não podemos desvalorizar o valor do telemóvel para os estudantes, nomeadamente o de comunicar com a família ou até com a polícia, no caso desta necessidade se manifestar.
É certo que consideramos absolutamente chocante a violação da jovem. Porém, consideramos absurdo proibir o uso de telemóveis nas escolas: não seria melhor aumentarem a vigilância nas escolas? Como já referimos, muitas pessoas usam este meio de comunicação por uma questão de segurança pessoal, nós inclusive. Não estarão eles a "deitar areia para os olhos" das pessoas para que estão não percebem o que está realmente mal? Parece-nos ridículo que uma vaga de alunos, influenciada por esse tipo de vídeos, comecem a violar-se mutuamente e a filmar só para terem com que competir... Seja como for, não somos psicólogos e como tal, não temos estudos suficientes para denegrir a opinião de profissionais especializados.
Mas, na nossa opinião estamos perante uma grande falta de formação! Como serão capazes jovens brincarem com coisas tão sérias como a violação de jovens indefesas? Não é preciso ter nenhum diploma para perceber que o civismo vem de casa e nós, se há falta deste por parte dos jovens estudantes, a culpa não é certamente dos estudantes.

Anónimo disse...

Os telemóveis são um excelente meio de comunicação que permite comunicar a distância, quer seja através de voz, som, imagem e/ou texto.
Recentemente, felizmente ou infelizmente, a tecnologia presente nos telemóveis também nos permite captar imagem e som em simultâneo e guarda-la, podendo, ou não, ser transferida para o computador e posteriormente publica-la em sites de acesso público.
Hoje em dia todos sabemos que não vivemos numa sociedade perfeita. Por isso casos iguais ou semelhantes a estes podem repetir.
Ambas concordamos que proibição do uso dos telemóveis pode fazer diminuir a publicação destes actos, mas isto não impede que continuem a haver violações e/ou também a divulgação de actos de vandalismo, racismo., mas, por outro lado, não concordamos porque os educandos poderão necessitar de contactar os seus encarregados de educação, por isso a escola deverá dispor de um telefone que em caso de emergência todos os alunos poderão contactar com os seus responsáveis.

Casos semelhantes a este já aconteceram na Baviera, Alemanha, a fim de se evitar uso durante as aulas, a gravação de filmes e divulgação de conteúdos nocivos.

Nem sempre a visualização implica a imitação desses mesmos actos. Por isso, nem todos os jovens que os vêm irão imitá-los.




A proibição dos telemoveis na escolas infelizmente não irá banir por completo as violções.

Anónimo disse...

DAVID Nº6 :As estatísticas dizem que existe mais violação por parte dos homens do que pelas mulheres. Este caso, por si só e na minha opinião, acontece devido aos jovens ainda não terem consciência do perigo e não saberem manusear telemóveis para boas funções. Eu acho que o Governo optou bem por proibir os telemóveis nas escolas mas e o resto? Então e se for com uma máquina fotográfica? Ou uma câmara de vídeo? Para isso também proibiam o resto nas secolas. Também com base em estudos realizados os crimes com origem sexual têm vindo a aumentar. Apesar de isto ter acontecido na Grécia, acho que em Portugal os jovens são mais alertados para esse perigos como:se ocorrer uma violação deve-se manter a calma e tentar identificar o mais possível o agressor; PRESERVAR TODAS AS PEÇAS DE ROUPA NO MOMENTO DA VIOLAÇÃO SEM AS LAVAR; preservar também algo que seja do presumível agressor(nem que seja um cabelo)e dirigindo-se de imediato para a PSP ou para a GNR.
Para prevenção eu acho que as pessoas devem ter mais cuidado com as pessoas que andam e não aceitar boleia de desconhecidos ou bebidas.
Por fim acho que os telemóveis são uma boa alternativa ao telefone desde que se usem devidamente

Anónimo disse...

O ser humano teve sempre necessidade de estabelecer regras e leis, na procura da ordem.
Em todos os países, desde há muito tempo que existe uma constituição onde estão definidas as principais regras, normas e leis de cidadania do respectivo país.
Todos nós devemos saber viver em sociedade (uma das muitas coisas que nos é ensinado implicitamente nas escolas e de uma forma mais directa em casa); já que o bem-estar do outro depende também de nós. Já diz o ditado popular: “Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti”.
Na minha opinião, a sociedade não se deve educar com proibições: “Não faça isto!”, “Não faça aquilo!”. Começar a frase pela negativa não é de maneira nenhuma a forma mais correcta de dizer o que se deve fazer e apenas realça os aspectos negativos.
Ainda gostava de referir que as proibições abruptas, como referido no texto para comentar raramente levam a lado algum, apenas servindo para instalar o ódio para quem as ditou. Assim quantos mais os alunos forem proibidos de utilizarem os telemóveis mais eles irão querer desfrutar da sua utilização pois “O fruto proibido é sempre o mais apetecido”.
O telemóvel é um objecto que foi inventado para promover a comunicação e na minha opinião é injusto por causa do mau uso dado por alguns alunos todos terem de sofrer consequências das quais não tem culpa nenhuma; não se devem condenar inocentes!
Por exemplo, uma borracha é-me muito útil na escola, por vezes engano-me a escrever e com este utensílio posso muito facilmente apagar e corrigir o erro. Mas uma borracha pode também ser utilizada com “arma de guerra”, e eu conheço um caso em que alunos ficaram com um olho negro, por terem atirado uma borracha numa briga e outro em que um aluno decidiu atirar a borracha para emprestá-la a um amigo em vez de a passar de mão em mão pelos colegas. Não foi por causa do olho negro que foi proibido o uso de borracha!
Ao qual podemos ver que esses jovens estavam a dar um uso não tão adequado ao telemóvel e além do mais estes estavam a desrespeitar um lei do código penal que é: devemos sempre ajudar quando esta encontra-se em caso de perigo.
Eu, pessoalmente, discordo com esta proibição, pois parece-me que esta situação foi um acto isolado, ocorrendo somente numa escola. Assim sendo, considero injusto que os alunos de todas as escolas do país fossem castigados. Para mim, a atitude correcta que devia ter sido tomada seria apenas a punição imediata dos estudantes envolvidos e a confiscação do telemóvel destes, bem como dos vídeos.

Dina Moreira nº7 e Ana Raquel nº3
9ºB

Anónimo disse...

A meu ver, este tema pode ter como solução duas opções:

Por um lado, concordo com a proibição da utilização do telemóvel dentro das escolas, não só porque é um meio de distracção frequente entre os alunos durante as aulas, mas acima de tudo, pelo facto de este ser utilizado para gravação de actos de imoralidade e desrespeito perante os outros docentes da escola!

Porém, existe outros aspectos que me causam certas dúvidas em relação a este assunto. Por exemplo, se há sem mais nem menos um acidente e um aluno precisa de ligar imediatamente para o '112' ou para a polícia, não tem meio disponível para realizar esse processo, o que pode ser muito grave.
E se por exemplo a rapariga ou rapaz que foi violada/o não tivesse coragem para enfrentar a verdade e falar com alguém sobre acontecido, nunca se iria saber que ela/e teria sido violada/o. Claro que não estou de acordo com o facto de ter filmado o acto da violação, mas se não o fosse ninguém chegaria a saber que ela/e tinha sido alvo de agressão.

Terminando, penso que não é por proibirem a utilização do telemóvel nos estabelecimentos de ensino que hão de acabar as violações e a violência dentro das escolas.

PS: Tenho a dizer que se fosse proibida a utilização dos telemóveis por parte dos alunos no interior da escola em questão, na minha opinião, também deveria ser proibida para os professores e auxiliares de educação.

Até terça-feira!

Anónimo disse...

Acho que é injusto, pois deve-se educar os jovens para este tipo de problemas.Pode ser uma dependencia que deve ser curada,em casos raros,claro.E é perigoso pios atrai pessoas indesejáveis que influenciam negativamente os outros.

Anónimo disse...

Na minha opinião eu acho que os telemoveis não deviam ser proibidos porque são um grande meio comunicação e são importantes porque num caso de emergência pode salvar vidas.Infelizmente a algumas pessoas que usam este meio de comunicação indevidamente.Eu acho que a proibição dos telemoveis não vai resolver nada porque a violência e as violações vão continuar e também acho que não deviam ser expulsos os alunos que filmam esses actos mas sim os que praticam esssa violência.

Anónimo disse...

Na nossa opinião os telemovéis são muito importantes para o desenvolvimento.São um óptimo meio de comunicação e é fácil de o utilizar. Por outro lado,o telemóvel tem uma desvantagem: ao ser usado nas escolas, por vezes por pessoas mais jovens pode haver alguns conflitos entre quem os utiliza, ou em situações de roubo....

Anónimo disse...

No caso do comentário o uso do telemóvel não e muito apropriado porque foi usado para actos inconscientes de violação e agressão que deviam ser punidos com castigos apropriados. Nao deviam proibir o telemovel na escola, em vez disso aumentar a segurança das escolas para evitar situações deste tipo . O uso de telemoveis pode infuenciar a nossa apredizagem pela negativa ( abreviatuas, etc).

Anónimo disse...

A minha opinião os telemoveis são um bom meio de comunicaçao e de hoje em dia eh mt bom da pa fazer tudo agora com os telemovei da pa ovir musica fazer video chamada e cada vez estão a desenvolver mais e com os telemoveis da pa aprender a escrever de otra maneira e tudo eu nao consigu viver sem telemovel .e isto que eu axu.

Anónimo disse...

Na nossa opinião os telemóveis são muito importantes para o desenvolvimento, são um óptimo meio de comunicação e são faceis de os utilizar. No entanto, também tem desvantagens, quando utilizado nas escolas por pessoas mais jovens pode criar conflitos entre os utilizadores ou em situações de roubo, pode mesmo haver agreções.

Anónimo disse...

eu penso k tal mal proibirem os telemoveis na escola!!!
so devia ser proibido mantelo ligado durante a aula.
a má utilização do telemovel depende do aluno!e por causa de uns alunos pagao os outros!!!os alunos inocentes são prejudicados,sem serem culpados!!!

Anónimo disse...

Neste momento os telemóveis são uma grande ajuda para contactar alguém com emergência.
Por um lado os telemóveis são projudiciais, por causa das radiações que transmitem para os sere humanos quando estes se encontram a falar com alguém por telemóvel ou até mesmo tendo este ligado em locais onde se encontram várias pessoas em lugares fechados.
Por outro lado, os telemóveis são úteis , como eu já tinha dito, em caso de emergência.
O que eu acho um abuso é utilizar o telemóvel, para mandar mensagens no meio da aula, mas acho mal proibirem-se os telemóveis na escola, acho que é uma medida demasiado radical.
O acto de filmar jovens a serem agredidos é um acto que devia de ser severamente punido pela lei dos vários países, porque eu acho que o telemóvel é apenas útil para fazer algumas coisas, tais como: fotografar coisas que sejam lindas, telefonar, mandar sms, etc...

Anónimo disse...

O telemóvel foi criado para as pessoas se aproximarem umas das outras, para poderem comunicar a longas distâncias e para se poderem movimentar livremente enquanto comunicam com alguém do outro lado da linha.
Há medida que as tecnologias foram evoluindo novos telemóveis foram criados, novas funções foram surgindo para estes tendo o ser humano de se adaptar a estas novidades na sua vida. Como sempre, este nem sempre foi capaz de corresponder as expectativas criadas para a utilização destes aparelhos sendo hoje, os telemóveis, encarados como uma diversão dos mais jovens, um afastamento do convívio entre eles e numa perspectiva mais particular, uma forma de distracção nas aulas.
Segundo o texto, o governo grego, confrontado com uma situação de violação de uma jovem, filmada e divulgada a partir de um telemóvel proibiram a utilização dos mesmos nos estabelecimentos de ensino. Esta situação permite-nos ter consciência das capacidades do ser humano de fazer mal a si próprio, de expor outro ser humano à humilhação total e confrontá-lo com a incapacidade de levantar a cabeça novamente. A partir de agora, a utilização dos telemóveis por partes alunos no recinto da escola poderá levar à expulsão visto que já existiam registos de violência escolar registados e divulgados através destes aparelhos.
Vários professores e psicólogos, segundo o texto, já tinham defendido o perigo da divulgação destas imagens que incitaria outros jovens à prática do mesmo.
Na nossa vida vivemos rodeados de seduções, de persuasões que nos vão moldar a cada dia, mas somos nós que temos a capacidade de nos sobrepor a elas. Infelizmente, o ser humano nem sempre é capaz de o fazer levando a situações como a apresentada no texto, é preciso mudar, é preciso crescer.

Anónimo disse...

O telemóvel é um dos maiores meios de comunicação do mundo, mas também um dos mais viciosos e nocivos.
No entanto, é indispensável.
O uso do telemóvel tem grandes vantagens, uma vez que é rápido, eficaz no seu desempenho, é sinónimo que as tecnologias estão a evoluir, permite pedir auxílio em situações de emergência, como no quotidiano para verificar se tudo corre da melhor maneira.
Porém, em relação ao uso dos telemóveis nas escolas, existem mais contras do que prós. Em primeiro lugar já está provado cientificamente, que devido ás ondas electromagnéticas, o ser humano é prejudicado a nível da saúde, nomeadamente sintomas como dores de cabeça e, numa fase mais critica, o cancro. O toque do telemóvel no decorrer das aulas, a falta de atenção por parte dos alunos, o usufruir do telemóvel para ter um melhor desempenho a nível escolar (cabular através dele, etc.), a dependência dos jovens e não só com o objecto em si, mas também com a publicidade enganosa, são as principais desvantagens deste meio de comunicação.
Na nossa opinião, em relação ao caso particular da Grécia, concluímos que existem tanto aspectos positivos como negativos.

Aspectos positivos:
- Se a Grécia tomou a iniciativa de proibir os telemóveis na escola, vários países poderão também aderir à mesma medida, diminuindo os casos de violência escolar (filmados e divulgados através do telemóvel);
- Os alunos poderão ter um melhor desempenho escolar, visto que não estão entretidos com o telemóvel durante as aulas, prestando mais atenção.

Aspectos negativos:
- Em primeiro lugar a escola também deveria de ser penalizada, uma vez que teve parte da responsabilidade do acto ocorrido;
- Deveria também aumentar a sua segurança dentro e em redor da escola;
- Os alunos, proibidos de levarem o telemóvel para a escola, não podem comunicar com o “exterior”, em caso de emergência.



Ana Rita, nº4
Sara Tavares, nº22
9ªB