«Um sorriso com as TIC»

segunda-feira, maio 28, 2007


Projecto
«Um sorriso com as TIC» entra na segunda fase

A Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) deu início à segunda fase do projecto «Um sorriso com as TIC» que liga as unidades de pediatria à Internet.

O lançamento da segunda fase incide sobre o Centro Hospitalar do Baixo Alentejo, em Beja, e o Hospital Distrital de Faro num projecto que visa dotar as unidades de pediatria de infra-estruturas tecnológicas que permitam ás crianças internadas momentos de lazer.

Os destinatários são as crianças internadas nas unidades de pediatria de hospitais, com idades compreendidas entre os dois e os 12/14 anos, e os técnicos, voluntários hospitalares e familiares dessas crianças.

Segundo nota da FDTI, a operacionalização do projecto concretiza-se através da implementação conjugada de infra-estruturas (computadores multimédia com ligação à Internet em banda larga) e de conteúdos lúdico-formativos.

O último caso engloba formação específica para os técnicos hospitalares e familiares das crianças, que visa garantir um acompanhamento correcto e eficaz das crianças na utilização dos equipamentos informáticos e de comunicação).

7 comentários:

Anónimo disse...

Hoje em dia, as Tecnologias da Informação e Comunicação estão tão desenvolvidas e acessíveis que é natural que se comecem a promover acções e projectos impulsionadores destas novas formas de lazer.
Neste caso, a campanha “ Um sorriso com as TIC”, é um importante meio de ajuda às crianças doentes das unidades pediátricas dos hospitais referidos. Consideramos que estas medidas são úteis nos tratamentos hospitalares uma vez que as crianças internadas ficam debilitadas psicologicamente, tendo as TIC um papel importante na sua recuperação psicológica, e consequentemente na sua recuperação física.

No entanto, temos consciência de que estas medidas são insuficientes, pelo que é necessário que sejam não só em maior número, assim como devem ser alargadas à maior quantidade de unidades hospitalares possíveis. Para além disso, achamos que este ramo deve ser implementado também ao nível de lares e instituições de recuperação.
Contudo, pensamos ainda que seria necessário haver alguma formação dos profissionais de saúde, entre outros, no sentido de saber lidar com este novo meio de comunicação e informação, e também das crianças/utentes a fim de conseguirem usufruir delas da melhor maneira.

Anónimo disse...

Sandro Mendes nº19/Bruno Neves nº7
As TIC assumem cada vez mais um papel destacado na sociedade actual, estão muitas vezes presentes na comunicação entre a população.
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, que
promovem um novo exemplo de sociedade baseada na
informação e no conhecimento. As Novas Tecnologias
podem melhorar significativamente a vida da criança com
deficiência, ajudando-a a ultrapassar determinadas
barreiras.
Cerca de um quarto dos Hospitais possui computadores para utilização pelos doentes internados (24,7%), valor
que diminui para 16,6% se nos referirmos aos Hospitais que disponibilizam este mesmo equipamento mas com
ligação à Internet.
Os pontos de acesso à Internet para visitantes, acompanhantes e familiares dos doentes internados, representam
uma pequena parcela das funcionalidades do sistema TIC dos Hospitais, sendo referidos por 5,7% das unidades
de saúde.
A iniciativa "Um sorriso com a TIC" dirige-se a crianças com idades entre os dois e os 14 anos que estejam internadas nas unidades de pediatria dos hospitais, assim como as técnicos, voluntários e famílias desses pacientes.

Com esta acção as áreas de pediatria ficam dotadas de condições tecnológicas que permitem às crianças ter alguns momentos de lazer, o que acaba por tornar menos penosa a sua estadia no hospital.

Anónimo disse...

Nos dias de hoje cada vez mais se utilizam as tecnologias da informaçao e da comunicação para practicamente tudo.
Informaçao na internet, tecnologias nos computadores e comunicaçao nos telemoveis, quantos de nos nao teem computador em casa ?
Quantos nao teem telemovel ou internet ? Mas para estas crianças nos hospitais e completamente impossivel, quantas teem telemovel? Uma ou duas e quantas tem internet num hospital? nenhuma pensamos nos !

Concordamos com a criaçao de fundaçoes destas mas acho que deviam tambem ser abranjidas para a populaçao idosa pois sao aqueles que menos conhecimento teem destas tecnologias que nos rodeiam no dia a dia.


Uma criança internada pode soltar um sorriso apenas com um computador a frente !

Anónimo disse...

Diana Moreira nº 7 9ºB
O aparecimento dos computadores,
da Internet, das videoconferências, telemóveis, entre outras Tecnologias da Informação e da Comunicação, tem vindo a desenvolver-se e a aperfeiçoar-se num grande ritmo ao longo dos tempos. Inicialmente estas tecnologias eram simplesmente utilizadas por um grupo bastante restrito de pessoas, devido ao seu preço elevado ou por simples tabu criado pela sociedade. Contudo, actualmente as TIC são utilizadas por toda a população e até são contempladas no programa escolar, existindo como uma disciplina desde o infantário até ao 9º ano de escolaridade, essencial para o desenvolvimento formativo, intelectual e pessoal dos “novos cidadãos”.
As TIC têm inúmeras vantagens e também algumas desvantagens, contudo é de notar o seu carácter multifuncional, de propagação da informação, estar mais perto dos nossos amigos espalhados pelo mundo e promover causas humanitárias como esta campanha “Um sorriso com as TIC”. Assim têm-se mostrado muito úteis para o crescimento e bem da sociedade.

Segundo a minha opinião a campanha “Um sorriso com as TIC” é bastante interessante e enriquecedora, já que visa fornecer tempos de lazer às crianças hospitalizadas em alguns Serviços de Pediatria de Portugal Continental.

As Doenças Crónicas, são responsáveis por internamentos por vezes longos e repetitivos o que afecta o desenvolvimento intelectual, psicológico e afectivo das crianças. A humanização dos serviços de saúde é um lema na Pediatria Portuguesa, sendo o acompanhamento dos pais nas Pediatrias já uma conquista alcançada. As TIC irão ser uma mais valia para as crianças hospitalizadas, atendendo que poderão ir ao encontro da formação: intelectual, à idade, às necessidades individuais, aos interesses e aos gostos de cada criança/família.

Tenho a certeza que a campanha “Um sorriso com as TIC” é um projecto bem organizado, que as crianças/pais/profissionais de saúde vão fazer uma boa utilização das TIC a nível hospitalar e tornar assim as crianças mais felizes, tornando a hospitalização menos traumática, indo ao encontro da humanização dos serviços de Pediatria. O melhor do Mundo é o sorriso das crianças.

Anónimo disse...

As Tecnologias da Informação e Comunicação têm evoluído e melhorado ao longo do tempo.
A eficácia do seu desempenho e a fácil acessibilidade são os principais factores que conduzem á adesão de vários projectos como este. Neste caso, a campanha “um Sorriso com as TIC” achamos que é um projecto bastante instrutivo e educativo.
Em relação ao caso concreto do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo, por ser uma zona pouco desenvolvida e com um fraco poder económico são sempre bem vindas iniciativas como esta. Por outro lado, é sempre gratificante para a criança/adulto ter acesso a este tipo de tecnologias, hoje em dia indispensáveis a qualquer pessoa, que por vezes não tem acesso em casa.

O facto da existência de Internet nos computadores permite aos doentes testemunharem situações em casos de doenças raras e graves, verificando que existe cura noutros países mais desenvolvidos, o que ajuda psicologicamente a luta contra a doença. Relativamente aos técnicos, voluntariados e familiares, o acesso destes aos computadores é uma forma de interagirem com os doentes, levantando-lhes a auto-estima.
Hoje em dia, infelizmente, não é possível adquirir estes aparelhos em todos os Centros Hospitalares.
Por outro lado, como combate a estas desigualdades (segundo pesquisas que efectuámos) um grupo de especialistas em tecnologias da reabilitação e acessibilidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, está a desenvolver aos doentes acamados e com impossibilidade de efectuar os movimentos da íris. Tal é possível, graças a um equipamento de última tecnologia com software aplicado e adaptado caso a caso.
Assim, apenas com o movimento dos olhos é possível escrever no computador e enviar mensagens, incluindo para telemóvel, mudar de canal de televisão, ouvir música, etc.
Esta ideia destina-se principalmente a doentes que sofrem de esclerose lateral amiotrófica numa fase muita avançada.

Ana Rita nº4
Sara Tavares nº22

Anónimo disse...

Bem, acho que esta iniciativa é extremamente importante que as TIC sejam divulgadas também em hospitais,em instituições,etc. Já que apesar de as crianças estarem internadas não significa que não têm entretenimento e esta é uma das boas formas de provar isso. Aliás, esta iniciativa estendem-se para quem não sabe aos maiores patrocinadores do país como a "optimus" e a caixa geral de depósitos. Esta segunda fase (tal como a primeira) permite grandes momentos de lazer como: contactar a família e falar com ela através da webcam, passar os "tempos mortos" a fazer coisas úteis como explorar a net, jogar,etc; para também fazer esquecer a patologia que têm. A comunicação com amigos também é possível com este método, que beneficia e ajuda as crianças a se manusearem com as novas tecnologias,através da utilização de blogs familiares. Espero que esta iniciativa se estenda a todo o país não só aos hospitais mais conhecidos mas acho que o governo devia dar prioridade aos mais pobres já que são aqueles que mais precisam de evolução. Consequentemente, o bem estar social com o projecto "um sorriso com as TIC"torna a recuperação psicológica e física mais rápida permitindo, também, aumentar o nível de inteligência e até abranger a mais crianças o serviço do computador e das novas tecnologias. No entanto aqui deixo a minha opinião sincera sobre esta iniciativa nos hospitais: acho que o estado não deveria gastar dinheiro SÓ em entreter os jovens e a eles falarem com a família(senão esta medida já se compreendia mais se não houvesse hora de visitas) mas sim o dinheiro devia ser investido em máquinas de desenvolvimento tecnológico avançado que podem salvar muitas vidas.

Anónimo disse...

Este é um de muitos outros projectos importantes como pintar as unidades de pediatria e animação (com palhaços, etc.) para as crianças. Este é um projecto essencial, uma vez que permite que crianças internadas nas unidades de Pediatria possam passar alguns momentos de lazer e de qualidade. Com esta medida, as crianças podem também manter-se em contacto com os amigos e com a família através de pequenos blogs familiares e estar em contacto com a escola, através de web-cam e PC. Serão também necessários computadores portáteis para as crianças acamadas.

É importante que as crianças se possam distrair durante o internamento para que não se sintam sós e tristes, já que elas já passaram por tantas coisas más que as levaram a ficar internadas.

São crianças, e como crianças que são, têm que se distrair visto que estão “aprisionadas” a uma cama ou a um local que não lhes dá possibilidade de viver o “mundo” que está do outro lado da janela. As Tecnologias de Informação e Comunicação são um “mundo” que possibilita o conhecimento e a aprendizagem de uma forma divertida e pedagógica.

Elas precisam de uma ocupação para atenuar o sofrimento por estarem longe da família e dos amigos e para que possam aprender alguma coisa, uma vez que é necessário sabermos trabalhar com as Tecnologias da Informação e Comunicação porque hoje em dia elas têm uma grande aplicação prática no nosso dia-a-dia.

Mas também é necessário que os técnicos hospitalares e os familiares das crianças possam estar atentos à utilização desses mesmos equipamentos.

Felizmente, têm sido a ser desenvolvidos projectos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com diversas impossibilidades físicas (como a cegueira, a paralesia, etc.) para que pessoas como estas também tenham acesso a este “mundo” fantástico que são as TIC.