O e-mail morreu?

quinta-feira, novembro 15, 2007


Segundo a revista online Slate, o e-mail tem os seus dias contados.
O artigo publicado nesta revista americana, baseia-se num estudo da PEW, onde se refere que as novas gerações nos EUA, as que já cresceram com o e-mail, preferem hoje comunicar através de SMS, messenger ou redes sociais.
O artigo refere que o e-mail irá pelo mesmo caminho que o correio em papel, isto é um meio reservado para comunicações específicas e formais.
E como será em Portugal? Será que o e-mail vai cair em desuso, sendo substituído pelas IM's (instant messages)?


18 comentários:

Anónimo disse...

A Palavra morreu é demasiado forte, a mais correcta será evoluiu. Se pensarmos que o e-mail veio completar uma necessidade de comunicação entre duas pessoas ou varias, duma forma rápida e segura, então o SMS veio reforçar essa necessidade de comunicação permitindo não só por meio de escrita como também por imagens, continuar a usar a rapidez e a segurança.
Portugal, devido à globalização, irá passar por uma situação semelhante à dos Estados Unidos da América. As novas gerações neste país excluem o e-mail no seu dia-a-dia aderindo a outros meios de comunicação mais práticos, como por exemplo o messenger e o SMS.
A globalização veio transformar o mundo numa pequena comunidade em que toda a gente é influenciada pelos mesmos gostos musicas, pelas mesmas marcas de roupa,etc.

Anónimo disse...

O e-mail é muito importante nas nossas vidas, porque se quisermos mandar uma trabalho/currículo urgente utiliza-se o e-mail.Também a outros meios de cuminicação como o msn é um local conviviu onde nos temos os nossa propria conta.O SMS
é necessario quando se quer uma informação urgente e não temos internet por perto.Com este novo meio,Portugal fica mais evoluído na comunicação social.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Em Portugal o uso do email não deve acabar . Pois cada vez mais pessoas em especial jovens começam a utilizar a internet para diversão/barra trabalho. O email é um sistema muito bom que facilita muitas coisas. Penso que em Portugal o email e sms seram os meios mais utilizados para a comunicão, quando não estivermos no email ( Menseger ) estaremos a escrever sms entre nós.

Anónimo disse...

Eu acho que isso tão cedo não vai acontecer,o e-mail,as sms e o messenger são meios complementares uns dos outros.Se realmente estamos perante um computador utilizamos o e-mail ou messenger para transmitir uma mensagem às pessoas,se de facto não temos então usamos o meio mais rápido e que mais temos à mão,que será o telemóvel para enviar a sms.

Anónimo disse...

A tecnologia cada vez encontra-se mais desenvolvida, por isso eu acho que a criação do messanger e dos SMS é uma forma de evolução do e-mail, porque o telemóvel por exemplo, é um meio de comunicação rápido em que basta ligá-lo e escrever uma frase e enviar a outra pessoa, enquanto que o e-mail tem de se ligar nao só o computador mas tambem um aparelho para ligar á internet, e o messanger tem a vantagem de falar em tempo real, visualizando e falando ao mesmo tempo.Por isso eu acho que o e-mail nao morreu, mas sim evoluiu.

Anónimo disse...

Na minha opinião o e-mail não entrará em desuso em Portugal. O e-mail, o messenger e os SMS também são meios de comunicarmos com as pessoas. Por exepmlo se vai algum familiar para o estrangeiro, e se ambos tiverem Internet, com certeza não irão gastar dinheiro em telefonemas, mensagens e enviar cartas ou postais que demoram dias a chegar, com o e-mail torna-se muito mais facil. Podem "conversar" quando quiserem, trocar fotografias do sítio onde estão, várias coisas...
Acabar com o e-mail acho que é desnecessário e um pouco sem inteligência. Até porque a Internet foi uma grande invensão, e o e-mail foi uma ideia ainda melhor... Com ele podemos contactar pessoas do mundo inteiro.
Até como meios profissionais e escolares o e-mail é excepcional.
Algum documento, algum trabalho de pesquisa, no caso da escola, O e-mail foi um agrande aposta. Não vão agora acabar com ela.

Anónimo disse...

Se os Portugueses considerarem o Messenger um meio de comunicação superior ao e-mail em termos de qualidade, rapidez e segurança é óbvio que a tendência é acompanhar essa mesma evolução.Assim sendo, o e-mail vai pertencer ao passado. Portugal não vai ser o único país a evoluir nesse sentido pois, graças à globalização todos os países desenvolvidos, onde a maior parte da população tem possibilidade de aceder à Internet vai querer utilizar os meios de comunicação mais avançados como as IM´s.

Anónimo disse...

O e-mail é um dos elementos comunicativos que se usa para enviar um trabalho, informação, animação, entre outros, mas que por vezes este método não é a melhor solução. Na evolução da tecnologia têm vindo a existir outros meios de comunicação, como o fax e o messenger, onde estes contribuem para o facto de o e-mail vir a desaparecer, isto porque tanto o messenger como o fax são métodos mais eficazes e rápidos do que o e-mail. Nos Estados Unidos da América este meio desapareceu porque é um país mais desenvolvido do que o nosso, tendo uma tecnologia mais avançada.
A evolução da tecnologia no nosso dia a dia vai prejudicando os meios de comunicação mais antigos pois a população é muito baseada no mundo da moda, querendo ser assim o centro das atenções.
Para mim o e-mail não ira desaparecer para além de haver tecnologias mais avançadas, como referi em cima o fax e o messenger, pois é um meio económico e rápido. Podemos usar as mensagens, o messenger e o fax mas o e-mail é sempre o e-mail.

Anónimo disse...

O uso do e-mail pode mesmo ter os seus dias contados,porque cada vez mais pessoas usam o telemóvel para comunicar umas com as outras. Neste momento é muito mais práctico e acessívél o uso do telemóvel, pois nem toda a gente possui um computador.O messenger também é bastante utilizado,pois é gratuito e podemos comunicar em tempo real.
O uso do correio em papel também tem cada vez menos adeptos,porque em relação ao sms demora muito mais tempo a chegar ao seu destino.

Anónimo disse...

Por que razão os e-mails têm os dias "contados"? Os e-mails foi a melhor invenção que eles fizeram, porque sem e-mails não podiamos, por exemplo, falar com o amigo que se encontra no outro lado do oceano em curto tempo, porque se fosse para enviar cartas demoraria semanas a ser recebidas e numa só semana pode acontecer outras coisas mais importantes. Por isso e que acho que os e-mails NUNCA vão acabar. É como os SMS, que já existe desde 1990 e ainda hoje é muito usado pelos portugueses e o mesmo acontecerá com os e-mails.

Anónimo disse...

Muito provavelmente, em Portugal, o e-mail tomará o mesmo rumo que nos Estados Unidos da América. Há uns anos atrás o correio em papel foi substituído pelo correiro electrónico e por meios mais rápido. Assim, também o e-mail será trocado pelas sms e pelo messenger, onde se pode obter uma resposta mais rápida e práctica.
No e-mail é necessário um computador, e para mandar uma sms só precisamos de um telemóvel, que ocupa menos espaço e é muito mais práctico. No caso do messenger a vantagem é que o contacto é feito no preciso momento, não sendo preciso esperar muito tempo.
Se precisarmos comunicar com familiares, amigos ou colegas que estejam no estrageiro, se tiverem acesso à internet, usaram mais facilmente o messenger, onde podem ter uma conversa escrita, uma conversa oral, a troca de imagens ou ficheiros ou até mesmo ter uma conversa de vídeo, se não tiverem o acesso à internet utilizaram muito provavelmente as sms (que são mais baratas que os telefonemas).
O e-mail tem os dias contados.

Anónimo disse...

Eu acho que o e-mail continua a ser muito importante principalmente em termos profissionais para mim neste momento utilizo o msn e as sms, mms.Penso que não irá acabar antes pelo contrário irá evoluir cada vez mais .

Anónimo disse...

O e-mail ou correio electrónico, em Portugal usamos mais o termo correio electrónico,
Com o correio electrónico (e-mail) podemos enviar e receber mensagens para todo o mundo, através de um Sistema de correio electrónico assegurando a privacidade do conteúdo da mensagem.
O e-mail é mais utilizado em Grandes empresas para fazerem negociações.
Só que o e-mail tem uma desvantagem podem enviar vírus.
Por isso nunca se deve abrir um e-mail desconhecido porque pode conter vírus

Anónimo disse...

Na minha opinião o e-mail não devera acabar, ou menos enquanto não inventarem qualquer coisa melhor que sirva de comunicação entre as pessoas. O e-mail se calhar já não e tão utilizado porque existem os sms grátis ou messenger. Mas quando e preciso relatar ou informar alguma coisa de importante os e-mail para mim e se calhar para algumas pessoas e a melhor forma de o fazer. Sim, o msn é muito importante pois é como utilizarmos um telemóvel para mandar sms mas não se paga, e há os telemóveis mas estamos sempre a carrega-los para podermos comunicar . Enquanto o e-mail e muito mais fácil de utilizar e é a melhor escolha para quem não quer gastar dinheiro.

Anónimo disse...

na minha opinião email não irá entrar em desuso pois ainda a pessoas a utilizarem-no para enviar documentos entre outras coisas.
O email devera tornar-se menos utilizado mas deixar de haver email
e pouco provavel.

Anónimo disse...

dizer que morreu e um ezagero mas que ja n se usa como antigamente nao, ja se deixou de usar o mail para se enviar mensagens e informação para outra pessoa. agora usa-se os MMS e SMS porque nem em todos os telemoveis se pode aceder a internet e aceder ao e-mail

Anónimo disse...

Na minha opinião o e-mail não deve acabar, porque o e-mail faz parte das nossas vidas.Serve para comunicar com os nossos amigos ou mandar trabalhos com informação da internet.