De acordo com a especialista em novos Media digitais Aleksandra Bosnjak, citada pelo portal VnuNet, 2008 vai ser o ano em que as principais aquisições vão estar relacionadas com o mercado da publicidade na Internet, que tem vindo a aumentar nos últimos tempos.
De realçar que este sector é também um dos que mais preocupa os mercados, com as autoridades de ambos os lados do Atlântico, EUA e UE, a levantarem questões ligadas à privacidade e possíveis monopólios.
Para a analista, o surgimento de novas plataformas de busca baseadas em publicidade, que analisam padrões de busca dos cibernautas para personalizar os anúncios, vai permitir substituir os comportamentos em lucros para as empresas.
«Vai tudo dar ao mesmo em 2008, lucros de publicidade», sublinha Aleksandra.
Quem não vai ficar de fora desta batalha é a Google e a Microsoft, que vão tentar tudo para dominar o espaço digital, prevê, ao afirmar que «actualmente a Microsoft está a comprar uma empresa por semana para competir com a Google e todas são novas empresas de Media e tecnologias de sucesso que lhe vão dar mais lucros».
Noutras áreas a especialista acredita que os Media tradicionais vão apostar de vez na distribuição através meios digitais e que a convergência de telefonia fixa e móvel vai dar mais espaço ao desenvolvimento de aplicações para telemóveis.
Neste sector quem poderá estar na linha da frente é a Google, com o Android, o seu recentemente apresentado sistema operativo para telemóveis baseado em Linux.


in http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=72369

4 comentários:

Anónimo disse...

Em 2008, as principais aquisições vão estar ligadas com o mercado da publicidade na Internet que, como menciona a especialista Aleksandra Bosnjak, tem vindo a aumentar. Esta é a razão pela qual a Microsoft e a Google agravaram a rivalidade que mantinham de anos anteriores.
O mercado da publicidade na Internet é uma fonte de rendição para as empresas devido ao facto de se puder converter os procedimentos dos cibernautas em rendimentos para as empresas.

Anónimo disse...

É do conhecimento geral que tanto a Microsoft como o Google pretendem obter controlo de todo o espaço informático não só para obterem lucros mas também para serem líderes no mercado informático. O novo programa Linux pode ser muito bom, mas para mim, é óbvio que o vencedor será sempre a Microsoft, que é a empresa mais conceituada no mercado e a única capaz de fazer frente a qualquer outro através dos excelentes profissionais na elaboração de programas e software informáticos.

Anónimo disse...

Já pensaram nas consequências desta rivalidade???
Tem que haver soluções! Por exemplo, por que é que as empresas não se unem?! De certeza que se as empresas se unissem trabalhariam melhor e seriam incombatíveis no mercado. Assim, acabariam as rivalidades e seria um negócio de muitos lucros.

Anónimo disse...

Esta rivalidade entre as duas empresas, pode alterar por completo a nossa tecnologia porque é uma revolução informática que pode decidir quem será o "mestre" informático. Claro que pode ter as suas consequências como por exemplo: que uma das empresas deixe de existir, o que pode ser um problema porque a Microsoft é uma empresa que vai mudando todos os tipos de software, mas não queira dizer que o Google seja menos importante. Quando precisamos de informação, podemos tira-la no Google que nos dá multiplas escolhas aonde queremos tirar essa mesma informação. Acerca do Linux, nunca ouvi que fosse muito importante porque eu não conheço mas talvez para o futuro que se oiça mais e que se torne mais importante que qualquer outra empresa (nunca se sabe).