O Hi5 e os comentários

sexta-feira, abril 18, 2008

Na edição do Correio da Manhã do dia 16 de Abril, vem esta notícia, da autoria de Sofia Rato, sobre os comentários de alguns alunos no Hi5 da Turma.

Devido ao tipo de comentário satírico que foi feito o Conselho Executivo resolveu convocar os pais dos alunos para uma reunião, com o objectivo de abrir um Processo Disciplinar aos alunos.

A notícia reza assim:

"A Escola Secundária da Portela, nos arredores de Lisboa, ameaça processar por difamação 20 alunos da turma 10.º I, com idades entre os 15 e os 17 anos, e instaurar um processo disciplinar individual a cada um. Em causa estão as mensagens que os jovens trocaram – de Outubro de 2007 a Março deste ano – num fórum do espaço da internet Hi5, onde diziam abertamente o que pensavam dos professores das várias disciplinas.
"A presidente do conselho executivo chamou na segunda-feira os pais de todos os alunos para uma reunião e disse-nos que ia abrir um processo disciplinar a cada um e um processo cível por difamação", contou ao CM Sandra Silva, mãe de um dos estudantes da turma 10.º I.

"Li as mensagens e aquilo que os miúdos dizem dos professores não me pareceu grave. Eles vão à internet em casa e falam entre eles num espaço que é só para os alunos. Acho que a escola está a exagerar", acrescenta esta mãe.
Certo é que a escola em causa não gostou que os jovens fizessem comentários depreciativos sobre os docentes , apesar de o espaço no Hi5 ter sido criado pelos estudantes e destinar-se só a eles.
"Sei que existe lá alguns termos incorrectos, mas eles são uns miúdos e nem percebo por que é que a escola vai verificar o que é que eles escrevem na internet. A minha filha disse que uma das professoras era ‘labrega’ [palavra que significa rústica ou grosseira] e na reunião disseram-me que isso era uma ofensa muito grave e que daria direito a processo no Tribunal de Família e Menores. Para mim ‘labrega’ é uma pessoa do Norte", disse Sandra Silva.
Contactada pelo CM, a presidente do conselho executivo da Escola Secundária da Portela, Manuela Dias, foi parca em comentários : "Os processos disciplinares só dizem respeitoà escola.Este ano lectivo já instaurei 12 e neste momento tenho outros entre mãos." O CM quis saber por que razão ameaçou os pais com uma acção cível baseada numa troca de opiniões entre adolescentes: "Os pais podem-se queixar mas a escola só tem obrigação de responder à Direcção Regional de Educação de Lisboa [DREL]", rematou a docente.
Alguns pais e encarregados de educação ponderam agora a hipótese de se queixarem à DREL desta ameaça e do procedimento do conselho executivo da escola.
O CM contactou a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Portela mas não foi possível obter em tempo útil um comentário a esta situação.

O QUE ELES DIZEM
BIOLOGIA
Uma das mensagens do fórum dos estudantes diz o seguinte: "Quem achar que a professora de Biologia não bate bem venha comentar aqui." Os alunos do 10.º I alegam que essa docente dança enquanto dá aulas.

MATEMÁTICA
A professora de Matemática também é alvo de paródia nas mensagens: os alunos gozam diversas vezes com a sua pronúncia nortenha e apelidam-na de ‘labrega’.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Os alunos do 10.º I não poupam uma docente que acusam de ser pouco compreensiva com a falta de preparação física dos jovens e de discriminar um dos estudantes.

in http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=BBE58E0E-742D-444B-A5DF-D88438174BE8&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E

9 comentários:

Anónimo disse...

Acho que isso não pode ser assim, não se pode instaurar processos disciplinares aos alunos quando falam fora da escola, não ofenderam os professores expressamente.
Os professores no tempo em que estudavam também de certeza que também comentavam sobre os professores deles, só por dizer que naquele tempo não havia hi5.
Está bem que não se deve de faltar ao respeito a ninguém, mas não ofenderam mesmo na cara e além disso podem ter opiniões sobre os professores ou não?
Até porque acho também uma falta de respeito para com os alunos andarem a "coscuvilhar" conversas dos alunos. E foram coisas expostas no site não nas paredes da escola ou assim.
Os professores estão a agir muito mal e os encarregados de educação deviam de tomar medidas porque é uma situação completamente ridicula.

Anónimo disse...

A escola não tem nada a ver com o que os alunos expressão fora dela. não se deve faltar ao respeito a ninguém e o que os alunos deviam pedir desculpa aos professores mesmo que não os tenham ofendido directamente.A escola não devia andar a ver coisas que não lhes diz respeito.Para mim os encarregados de educação deviam processar a escola por diflamação.A escola não devia-se ter metido nas coisas que os alunos fazem fora da escola.

Márcio Costa

Anónimo disse...

Nós achamos que o Conselho Executivo procedeu incorrectamente, porque os alunos têm o direito de expressar as suas opiniões e para além disso eles não faltaram ao respeito a ninguém e nem foram mal educados (não esqueçamos que eles são adolescentes).
E ainda por cima os alunos fizeram os comentários numa conta que lhes pertence e foi fora da escola, por isso não podem abrir um processo disciplinar contra os alunos com base nesses comentários. E para além disso eles estavam apenas a trocar impressões sobre o que pensavam acerca dos professores.
Achamos que os pais deveriam tomar uma atitude, indignarem-se e tentarem defender os filhos desta situação, limpando os nomes destes.

Anónimo disse...

Neste caso a escola procedeu mal pois foi fora da escola e não dentro desta.
A mim sempre me ensinaram a não me meter nas conversas dos outros, e a escola ao fazer isso parecem velhas a falarem a janela uma da outra sobre a vida dos outros.
Os alunos limitaram-se a dizerem o que pensavam acerca dos professores.
Acho que não passa duma brincadeira por parte dos alunos, coisa normal por parte dos alunos não so desta época mas sim de todas, mas com uma grande diferença pois no tempo dos professores dessa escola não havia hi5.

Anónimo disse...

Não percebemos por que é que estas pessoas fazem isto.
O hi5 serve para conhecermos pessoas e reencontrarmos velhos amigos. É uma página pessoal onde exprimimos os nossos gostos e ideias mas há pessoas que a usam incorretamente, como por exemplo, falar mal das pessoas e isso é sinal de cobardia e falta de respeito. O hi5 serve para nos divertirmos e não para ofender as pessoas. Nós também temos uma página pessoal, aliás, todos os estudantes têm. E os professores não deviam ler os Hi5's dos alunos, n deviam andar a "cuscar".
Pois cada um é livre de dar as sua ideias, desde que não ofenda ninguém.

Anónimo disse...

Os alunos falaram sobre os professores no hi5, e daí? Se calhar ainda não dei conta, mas pensava que não estávamos em ditadura. As pessoas são livres de se expressar, com educação, é claro. Mas não me parece que os alunos tenham faltado ao respeito dos professores.
O hi5 é um site onde, normalmente, os jovens convivem uns com os outros, encontram velhos amigos de quem tinham perdido o contacto e onde falam à cerda do mundo exterior. Não tem qualquer mal, estavam apenas a constatar factos, nada mais.
A escola podia ter visto os comentários no hi5, mas não tinha necessidade de instaurar processos disciplinares aos alunos que criticaram os professores. Este é um "castigo" bastante duro para os alunos. São apenas adolescentes, de certeza que todas as pessoas que frequentaram escolas também criticavam os professores. A critica não deve ser vista como má, mas como uma coisa positiva que ajuda as pessoas (neste caso os professores) a evoluir, a melhorar as suas aulas.
Se calhar, também alguns professores falaram mal dos alunos depois (ou até mesmo antes) de saberem das conversas dos alunos, e não foi por isso que instauraram também processos contra os professores.
Os pais têm todo o direito de protestar, pois estes processos disciplinares não fazem qualquer sentido.

Anónimo disse...

Eu acho que a medida tomada pelo conselho directivo foi a pior!!!!
Podiam ter falado com os alunos ou ter tomado outra medida, mas não foram dar-lhes um suspensão, por uma coisa que nem na escola foi feita. Foi feito num site, para conhecimento de toda a gente, também concordo que se calhar as palavras que eles usaram para falar dos professores não devem ter sido as melhores mas daí a suspendê-los, é uma grande diferença!!!!Afinal é a conversar que as pessoas se entendem, pois a melhor medida teria sido uma conversa com estes a falar do que eles pensavam e como poderiam mudar o seu comentário acerca dos professores!

Anónimo disse...

Para nós isto é um exagero. Alguns sectores proprio nos dizem que fora da escola podemos fazer o que nós quisermos, que não lhes interessa. Para nós dar alcunhas aos professores não tem mal nenhum desde que não haja falta de respeito claro.A escola ta a exagerar. Os sectores quando eram novos secalhar tambem faziam o mesmo, davam alcunhas aos professores.Portanto para nós não tem mal nenhum.

Anónimo disse...

Os alunos têm todo o direito de mostrarem que não gostam dos professores.Os professores deviam ouvir os alunos e perceberemn o que eles querem realmente dizer; os alunos estão na privacidade de cada um, por isso os professores não tinham o direito de abusar da privacidade dos alunos.Fazerem queixa de uma coisa que lhes podia melhorar as aulas.Se os professoes fizessem queixa eu acho que os pais deviam falar com o Conselho Directivo para dizerem aos porfessores para pedirem desculpa aos alunos por entrarem na privacidade deles.