Arquitectura da Internet

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Trabalho realizado pelos alunos:
- André Gameiro, nº 3
- Bruno Neves, nº 5
- Sandro Mendes, nº 25
Introdução:

P: O que é necessário para ligar um computador à internet?
É preciso ter-se um modem com uma ligação de alta velocidade ou ligação analógica.

P: O que são ligações de alta velocidade?
Ligação de alta velocidade é o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps). Para obter velocidade acima desta, tem-se obrigatoriamente de optar por uma outra maneira de ligar o computador ao servidor de acesso.
P: O que são ligações analógicas?
Ligação analógica ou dial up é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefónica para se ligar a um nó de uma rede de computadores do ISP. A partir desse momento, o ISP encarrega-se de fazer o routing para a Internet. O dial-up geralmente usa os protocolos PPP e TCP\IP.

P: Como e que se efectua a ligação Internet?
Por meio de uma linha telefónica discada: dial-up; ligação de alta velocidade: ADSL, fibra óptica, TV a cabo, satélite.
Na ligação dial-up é preciso uma linha telefónica, ligada a um modem conectado ao computador, mais um servidor de acesso para onde vai ligar e que irá permitir seu acesso à Internet.

P: O que são ligações TCPIP?
Toda a rede de computadores transmite e recebe informações por meio de pequenos pacotes de informações. Ex.: quando se envia um e-mail, as informações são divididas em pequenas partes com menos de 200 bytes. Essas partes, em primeiro lugar, são empacotadas para, em seguida, serem enviadas ao seu destinatário. Cada pacote é enviado separadamente e pode seguir caminhos (rotas) independentes por meio de comutadores que são chamados de roteadores. Quando todos os pacotes chegam ao seu destinatário, eles são reagrupados conforme o seu formato original.

P: Para que serve TCP\IP?
-dividir a informação em pequenos pacotes; - enviar estes pacotes ao destinatário por meio da rede; - receber os pacotes que estão sendo enviados; - verificar se estes pacotes estão correctos;- reagrupar os pacotes na forma original;- criar um número de verificação (soma de verificação) para montagem - se os números forem diferentes, o arquivo está corrompido e será solicitada ao remetente a retransmissão.

P: O que é um router?
Conforme os pacotes gerados pelo TCP, vão sendo enviados pela Internet, router que se encontram ao longo do caminho, verificam o endereço marcado pelo IP e, conforme o tráfego da rede naquele instante, decidem qual será a melhor rota a ser percorrida pelos pacotes até o seu destino final. Como o tráfego muda a todo instante, os pacotes podem percorrer caminhos diferentes para chegarem ao seu destino.

P: O que é TCP?
TCP é o fluxo e integridade da informação IP e o transporte da informação em pacotes. Transmissão da informação: quebra de pacotes menores, cada um segue seu caminho, deve ser montado no destino.

P: O que é IP?
IP é um acrónimo para a expressão inglesa "Internet Protocol" (ou Protocolo de Internet), que é um protocolo usado entre duas máquinas em rede para encaminhamento dos dados.

P: Para que serve o IP?
Serve para o endereçamento e para envio dos dados empacotados.

P: O que significa DNS?
Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios


P: Para que serve o DNS?
O DNS serve para examinar actualizar seu banco de dados e resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).

P: O que significa URL?
Um URL (de Uniform Resource Locator).

P: Para que serve o URL?
O URL serve para a localização exacta de documentos, objectos, ligações, referências e programas executáveis na vastidão da Internet. Em termos simples, qualquer coisa a que nos referimos na Internet tem um URL. Também chamados endereços virtuais.

P: Como é que se encontra uma estrutura em URL?
Protocolo://máquina/caminho/recurso
O protocolo poderá ser HTTP, FTP, entre outros. O campo máquina designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso designado. O caminho especifica o local (geralmente num sistema de arquivos) onde se encontra o recurso dentro do servidor.

Conclusão: Com este trabalho, podemos concluir que a estrutura da internet é bem mais complexa do que parece.

1 Comentário:

Anónimo disse...

Não realizaram a introdução, por isso não houve contextualização do trabalho.

As respostas deviam estar ligadas à pergunda e não se limitarem a ser uma frase "rápida". O discurso oral é diferente do discurso escrito. Não posso utilizar "palavra, dois ponto, palavra"

Quando utilizo siglas TCP/IP, por exemplo, tenho de dizer o que significam.

A resposta à pergunta "para que serve o TCP/IP" está mal estruturada.

Pergunta do router. A resposta está confusa.

A pergunta do TCP está desenquadrada. Não posso fazer 3 questões sobre TCP e só depois perguntar, afinal o que é um TCP.

O trabalho a partir da questão do IP torna-se simplista, as respostas são telegráficas.

A conclusão não diz nada é apenas uma frase despida de qualquer sentido.

Conclusão: Sinceramente estava à espera de um trabalho melhor do que aquele que foi apresentado. O tema era rico em informação, mas o grupo não soube explorar e foram avisados por diversas vezes sobre a interligação entre as questões/respostas.

Avaliação: Satisfatório Menos.

Carlos Vieira