História da Internet

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Trabalho realizado pelas alunas:
- Beatriz Gonçalves, nº 4, 9ºA;
- Daniela Santos, nº7, 9ºA;
- Jéssica Perfeito, nº15, 9ºA.
Introdução
Neste número especial, temos como convidado o Eng. B. Nário, que nos esclareceu algumas dúvidas sobre a Internet. Interrogámo-lo sobre várias questões.

1- Como surgiu a Internet?
Eng. B. N. – A Internet nasceu através de vias militares. Na altura da Guerra Fria, os Estados Unidos estavam em conflito com a União Soviética e os americanos procuravam encontrar uma forma de comunicar entre eles, sem que existisse fuga de informação. Já existiam redes de particulares e a ARPA (Advanced Reasearch Project Agency) criou uma para eles, a ARPANET, no dia 1 de Dezembro de 1969.

2- Como se desenvolveu a ARPANET?
Eng. B. N. – Inicialmente, a ARPANET era constituída apenas por 4 Universidades, a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, a Stanford Reseach Institute, a Universidade de Utah e a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, servindo não somente para correio electrónico, mas também para discussão on-line. Mais tarde, em 1972, a ARPANET foi substituída pela DARPANET, agora constituída por 30 Universidades. Esta mudança marcou o início da primeira comunidade virtual no mundo.

3- Houve muita adesão a este novo meio de comunicação?
Eng. B. N. – Sim, sem dúvida. Em apenas 4 anos, esta rede atingiu cerca de 50 milhões de utilizadores. Os Estados Unidos nem se aperceberam do quão importante foi esta invenção.

4- Como era possível o tráfego da informação entre redes?
Eng. B. N. – Isso era possível devido ao Protocolo de Internet (Internet Protocol, IP). Através da National Sience Foundation, o governo norte-americano criou o backbones (que se traduz para espinha dorsal), que são computadores ligados por linhas que têm capacidade de dar escoamento a grandes pacotes de informação.

5- Quem foi o principal responsável pela criação da Internet?
Eng. B. N. – Vinton Cerf é visto como o “pai” oficial da Internet, pois realizou uma demonstração que foi muito relevante para a história da Internet. Ele fazia parte de um grupo de trabalho denominado Network Working Group (NWG), criado pelos estudantes das quatro Universidades que constituíam a ARPANET.

6- Em que consistia essa demonstração?
Eng. B. N. – Vinton Cerf, juntamente com Robert Kahn, realizou uma demonstração da TPC/IP servindo-se de três redes: a ARPANET, a RPNET e a STATNET.

7- Para além dos Estados Unidos, mais algum país decidiu criar uma rede de computadores?
Eng. B. N. – Sim, também a Inglaterra e a França. Esta última também foi alargada a Portugal, na cidade de Lisboa.

8- Como é que a Internet se torna mundial?
Eng. B. N. – A Internet transforma-se num sistema mundial público, através de redes de computadores ao qual qualquer pessoa ou computador antecipadamente autorizado pode ligar-se. Obtida a ligação o sistema autoriza a transferência de informação entre computadores.

9- Como é desenvolvida a Internet em Portugal?
Eng. B. N. – Em Portugal, a difusão da Internet é realizada pelas Universidades sustentada pela existência de um grupo intitulado PUUG, que significa Portuguese Unix Users Group. Mais tarde, esta divulgação passa a ser efectuada na FCCN, Fundação de Cálculo Científico Nacional. A Internet generalizou-se em todas as Universidades Portuguesas através da criação da RCCN – Rede da Comunidade Científica Nacional.

10- Como se evidenciou a Internet em Portugal?
Eng. B. N. – A invenção de ISP (Internet Service Provider), em Portugal, popularizou a Internet. Assim, os órgãos de comunicação social passaram a divulgar a existência e utilidade da Internet.


Conclusão
A Internet surgiu nos Estados Unidos da América, devido à Guerra Fria e à dificuldade de comunicação entre os militares americanos. Mais tarde, difundiu-se pela Europa, passando pela França e a Inglaterra. Através da primeira rede de computadores, a ARPANET, foram-se criando outras redes como a RPNET e a STATNET. Em Portugal, a Internet obteve um grande impacto nas pessoas, com a ajuda da imprensa para a sua divulgação.

1 Comentário:

Anónimo disse...

Estamos na presença de um trabalho muito bem estruturado,rigoroso e adequado à tarefa proposta.

As alunas seguiram as regras para a realização do trabalho, mostraram empenho e dedicação.

Existem apenas duas observações que gostaria de fazer:
1. Quando falam da divisão da ARPAnet deveriam ter referido que na década de 80 que ela deu origem a duas novas redes: A Milnet, orientada para fins militares e a NSFnet, dedicada para fins cientificos.
2. É através da NSFnet que o sistema de redes se vai transformar num grande sistema que vai dar origem à Internet.

A Nota Final para os três elementos é: Muito Bom

Carlos Vieira