WWW - World Wide Web

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Trabalho Realizado pelos alunos:
- Diogo Silva, nº 10
- João Oliveira, nº 16
- João Silva, nº 17
Esta entrevista tem como objectivo obter informações sobre “o que é o WWW”, para isso fizemos esta entrevista ao Sr.B.Nário.

1-O que é o “www”?
Sr.B.Nário: O www significa world wide web ("rede de alcance mundial", em inglês; também conhecida como web) é um sistema de documentos em hipertexto que são interligados e executados na Internet.

2-Como funciona o “www”?
Sr.B.Nário: A parte da URL referente ao servidor web é separada e transformada num endereço IP, por um banco de dados da Internet chamado Domain name system (DNS). O navegador estabelece então uma conexão TCP-Ip com o servidor web localizado no endereço IP retornado.
3-O que é o navegador?
Sr.B.Nário: O navegador é um programa de computador usado para visualizar recursos da WWW, como páginas web, imagens e vídeos. Com ele também é possível comunicar com o servidor web a fim de receber ou enviar informações. O primeiro navegador desenvolvido no CERN foi a world wide web, por Tim Berners-Lee.
4-O que é a plataforma java?
S.B.Nário: Um avanço significativo da web foi a plataforma Java, desenvolvida pela Sun Microsystems, que permite que páginas web insiram pequenos programas (chamados applets) directamente dentro da informação enviada que será rodada no computador do usuário.

5-O que é o Javascript?
Sr.B.Nário: O JavaScript é uma linguagem de computador interpretada e desenvolvida originalmente para uso em páginas web. O JavaScript foi desenvolvido pela Netscape e não possui semelhanças com o Java.

6-O que é o hipertexto?
Sr.B.Nário: O hipertexto é um texto suporte que junta outros textos numa
superfície cujo acesso dá-se através dos links que têm a função de conectar a construção 47do sentido, alargando ou completando o texto principal.O conceito de hipertexto precisa de abranger o campo linguístico, já que se trata de textos.

7- Quais são as principais características do hipertexto?
Sr.B.Nário: A intertextualidade; velocidade; precisão; dinamismo;interactividade; acessibilidade; estrutura em rede; transitoriedade e a organização multilinear.
8-O que é um Browser?
Sr.B.Nário: Os browsers são programas de navegação. Os mais conhecidos são o Netscape Navigator ou o Internet Explorer.

9- O que são os motores de pesquisa?
S.B.Nário: Os motores de pesquisa são locais na Internet que ajudam os cibernautas a encontrar a informação que precisam. Cada um desses motores trabalha recolhendo informação e inserindo-a numa gigantesca base de dados sobre "sites". Cada vez que um pedido é accionado, o motor vai à sua base de dados e produz um resultado, que difere de motor para motor.

10-O que é um endereço na web?
Sr.B.Nário: Tecnicamente, um Endereço web é uma construção de endereço empregada para identificar e localizar computadores na Internet. O Nome de Domínio é o Endereço web (registro do Nome de Domínio).

11-O "http://www" faz parte de um Endereço web?
Sr.B.Nário: Tecnicamente nem "www", nem "http://www" são consideradas partes do Endereço web. São partes de um outro tipo de Endereço web usado na world wide web chamado URL (Universal Resource Locator). Assim, por exemplo, “marinha.com” é um Endereço web válido, contendo 11 caracteres, mas “www.marinha.com” ou “http://www.marinha.com” não são endereços válidos.

Conclusão: Com esta entrevista ficámos a saber mais sobre “ o que é o www”, que tem várias funcionalidades como: a plataforma Java, o hipertexto, o javascript, o browser, o navegador, etc.

1 Comentário:

Anónimo disse...

Apreciação do trabalho:

Na questão 3: Navegador ou browser. Repetem a questão duas vezes.

"O primeiro navegador desenvolvido no CERN foi a world wide web, por Tim Berners-Lee". Não o que o Tim Berners-Lee desenvolveu foi o ENQUIRE que era um software muito na linha do que é hoje o conceito de Wikipédia.

Não há ligação para a 4ª questão

Na questão do hipertexto: o que é o 47?

na questão do hipertexto: Podiam ter dito que os ficheiros de hipertexto são os HTML.

Conclusão: A primeira parte do trabalho está um pouco confusa e desordenada, mas melhoram a partir da questão da plataforma java.

Avaliação: O grupo demonstrou algum empenho e trabalhou com o objectivo de realizar um bom projecto.
O aluno João Silva tem de se empenhar mais pois a sua atitude durante as aulas foi de grande passividade.

Nota: Satisfatório

Carlos Vieira