Segurança na Internet - 2º trabalho

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Trabalho realizado pelos alunos
- Gualter Ferrada, nº 12
- Guilherme Santos, nº 13
- Sara Miguel, nº 26
Boa tarde, obrigado por estar aqui connosco. A nossa entrevista é sobre a segurança na Internet.

1-Quais são os perigos que se podem encontrar na Internet?
B.Nário: Existem muitos perigos na Internet, tais como os vírus, o SPLOG, o spam e os e-mails falsos entre outros.

2-O que é um vírus?
B.Nário: O vírus, em Informática, é um programa prejudicial que contamina o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta propagar-se para outros computadores, utilizando-se de variados meios.
A maioria das contaminações ocorrem pela utilização de e-mail. Outra causa de propagação de vírus é por Sistema Operativo desactualizado, ou seja, o computador está a ser alvo de ameaças.

3-Como prevenir o vírus informático?
B.Nário: Tem de que se ter muito cuidado quando se faz downloads e instalações de programas ou documentos da Internet; não se deve abrir documentos e programas recebidos se não conhecermos a pessoa que os enviou; tem que se utilizar sempre Anti-Spyware actualizado; tem que se fazer cópias regulares de documentos que se tem no computador. Assim em caso de um ataque de vírus não se perde a informação.

4- Quais são os possíveis danos que um vírus pode provocar num computador?
B.Nário: Se o vírus for de alto risco pode causar danos muito graves no computador. Mas se for um vírus de menos risco pode causar a perda de desempenho do computador; a eliminação de arquivos; a alteração de dados; o acesso a informações privadas; o acesso à Internet torna-se muito mais lenta; a espionagem de ficheiros por hackers e também a inutilização de determinadas peças.

5-: O que são assinaturas dos vírus?
B.Nário: As assinaturas dos vírus são conjuntos de símbolos que os representam. É devido a estes conjuntos que os antivírus conseguem encontrar os arquivos contaminados com esses vírus.

6- O que são antivírus?
B.Nário: Antivírus são programas elaborados por empresas de segurança com o objectivo de encontrar e apagar todo o tipo de vírus num computador.

7- O que é um Anti-Spyware?
B.Nário: O Anti-Spyware é um programa que serve para remover arquivos e programas infectados com algum tipo de vírus. O Anti-spyware também tem de ser actualizado para conhecer as novas pragas de vírus.

8- O que é o Firewall?
B.Nário: O Firewall é um programa desenvolvido por empresas de Software com o objectivo de evitar os códigos maliciosos que se espalham pela Internet, sem que o utilizador do computador infectado saiba.

9-: O que é um SPLOG?
B.Nário: O SPLOG é um blog que tem como objectivo fazer propaganda relativamente á venda de qualquer tipo de produto. Raramente faz mal ao software do computador, mas pode conter links prejudiciais.

10- O que é um Spam?
B.Nário: Um Spam são mensagens electrónicas que se recebem sem serem pedidas.

11- Como evitar um Spam?
B.Nário: 1º Nunca escrevas o teu e-mail em sítios públicos;
2º Inventa endereços de e-mail difíceis de adivinhar;
3º Nunca respondas a um spam que recebas;
4º Muito cuidado ao registares-te on-line;
5º Nunca dês o teu endereço de e-mail em salas de chat.

12- O que é um e-mail falso?
B.Nário: Um e-mail falso ou scam, é uma mensagem que vem com erros ortográficos, fazendo propostas tentadoras ou provavelmente trazendo algum tipo de vírus perigoso.

13- Porque é que devemos ter cuidado com anexos de e-mail?
B.Nário: Porque certas vezes vêm mensagens inesperadas, para nos incentivar a ir a sites sem interesse e perigosos, ao ponto de infectar o nosso sistema, de e-mails desconhecidos.

14- Quais são as regras para navegar em segurança?
B.Nário: Nunca deves dar qualquer tipo de informação a pessoas conhecidas através da Internet; a fazer compras com cartões de crédito ou responder a mensagens provocadoras.

15- Bom, e agora dê-nos mais alguns conselhos sobre a segurança na Internet.
B.Nário: Primeiro que tudo o mais importante são os encontros virtuais pois, geralmente, seguem-se os encontros físicos, e depois não esquecer que a Internet mal utilizada é um espaço para ofertas falsas, com sentido enganoso, pois o bom e o fácil raramente andam juntos. E em segundo, é muito importante ter atenção á utilização de computadores por menores. Tentem ter atenção ás conversas e darem-lhes pouca privacidade, estabelecer horários em relação há utilização dos computadores.

Obrigado pela entrevista, agora as pessoas ficaram a saber mais sobre a segurança da Internet. Assim, concluímos que se deve ter muito cuidado com a utilização da Internet, pois, agora sabemos que existem vários tipos de perigos que nos podem danificar o computador.

1 Comentário:

Anónimo disse...

O trabalho está muito bem feito. Denota-se que houve dedicação e cuidado na realização das tarefas.
A relação pergunta/resposta é adequada.


Avaliação: Muito Bom

Carlos Vieira